Ter uma boa password sempre foi importante, mas é obviamente mais importante em 2024 do que em 1998. Temos acesso a (quase) daquilo que é importante na nossa vida a partir dos nossos dispositivos computacionais, com muitos dos serviços protegidos a partir de uma simples password.
Ainda assim, apesar do facto de os ano passarem, e de ser cada vez mais fácil ter uma boa password, as combinações de caracteres são sempre extremamente fáceis, o que pode meter muita coisa em risco.
Qual é a password mais comum do planeta?
Portanto, apesar de não ser uma surpresa, é inegavelmente um pouco ridiculo saber que a password mais popular do planeta continua a ser “123456”. Estamos a falar da password mais famosa do planeta, desde que se começaram a fazer questionários e a analisar bases de dados.
Os utilizadores são muito molengões, e não têm paciência para inventar passwords, que depois têm de ser lembradas. Curiosamente, apesar dos muitos gestores de palavras passe já existentes no mercado, a grande maioria gratuita e já parte de muito do software que utilizamos no nosso dia-a-dia, ainda há quem prefira usar uma password que pode ser “adivinhada” em 1 segundo, visto ser a mais popular do mundo, e como tal, a primeira que vai ser testada por um qualquer software malicioso.
Top 50 pouco ou nada muda!
Aliás, o top 50 de palavras-passe mais utilizadas pouco ou nada tem vindo a mudar ao longo dos anos, com muita apetência entre os números seguidos. Estamos a falar de palavras-passe como 123, 1234, 12345, 12346, 12345678, etc… A dominar o Top 10. Depois temos as palavras-passe que precisam de ir de encontro à exigência do informático do escritório, como 123a, 1234a, etc…
Cuidado!
Hoje em dia, é muito importante ter uma palavra-passe minimamente decente. Temos os nossos dados privados, acesso a contas bancárias, entre muitas outras coisas, atrás de contas protegidas por palavra-passe. Aliás, além de uma boa palavra-passe, é também boa ideia ter um sistema de autenticação por 2 fatores, não vá o diabo tecê-las.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!