Como temos vindo a dizer ao longo das últimas semanas, é esperado que o ecossistema Android tenha de vir a sofrer com um novo (e significativo) aumento de preço na nova geração pensada para 2025, tudo devido ao aumento no preço de componentes importantes como são a memória RAM, o armazenamento, e claro, devido à passagem para as linhas de 3nm da TSMC.
No entanto, no meio de tudo isto, muitos dedos apontaram para a MediaTek como a solução. Afinal, a grande rival à Qualcomm e aos seus processadores Snapdragon, vai ter acesso à s mesmas exatas linhas de produção de 3nm, isto com um preço um pouco mais apelativo para as fabricantes… Pensávamos nós.
Afinal, até a MediaTek pode vir a ser demasiado cara!
Portanto, depois de muitos e longos anos de foco na gama baixa e média, a MediaTek tem passado as últimas 3 ou 4 gerações a tentar aproximar-se do nÃvel de desempenho e eficiência da Qualcomm. Com um nÃvel de sucesso, diga-se de passagem, muito alto.
Porém, a realidade é que boa performance tem de ser paga, e ao que tudo indica, no lado da MediaTek, esse preço também vai ser alto. Possivelmente não vai ser tão alto quanto o preço da Qualcomm. Mas não deve ficar muito longe.
Ou seja, se a Apple porventura não quiser, ou não precisar, de aumentar o preço da nova geração iPhone 16. Vamos ver um encarecimento global da gama alta Android! Com base em processadores Qualcomm, ou MediaTek. Vai dar ao mesmo.
Temos de esperar para ver o que isto vai dar.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha que existe espaço para um encarecimento de 100€ em todos os modelos de gama alta Android para 2025? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!