Quando conduzimos regularmente o mesmo carro, ficamos habituados aos seus barulhos. Esta familiaridade faz com que seja mais fácil reparar quando aparece um novo ruÃdo, mesmo que seja mais silencioso. Quer o seu carro tenha começado a chiar, a bater, ou a assobiar, os ruÃdos estranhos não devem ser ignorados. São normalmente o sinal de um problema que pode piorar com o tempo. Assim e para não ter surpresas vamos dizer-lhe o que significam todos estes barulhos do seu carro e o tipo de reparação que pode ser necessária.
O que significam estes barulhos do seu carro e como resolver!
De onde vem o som?
Se o seu automóvel não começou a fazer um novo ruÃdo mas parece que faz mais barulho quando está a trabalhar, deve investigar o problema para determinar se é necessária uma ida à oficina. A primeira coisa a perguntar a si próprio é se isto acontece à frente ou atrás.
Um som mais alto na parte de trás do carro indica um problema de escape, como um tubo corroÃdo ou um silenciador defeituoso. Por outro lado, um aumento de barulho na frente pode ser explicado por pouco óleo no motor, rolamentos gastos ou um conversor de binário defeituoso (em carros de transmissão automática).
RuÃdo de raspagem
Os ruÃdos de raspagem são um problema comum nos veÃculos mais antigos. Na maioria das vezes, a culpa é dos componentes dos travões, mas os problemas de transmissão também podem causar ruÃdos de raspagem, especialmente quando está a acelerar.
Se notar o som ao virar, um dos rolamentos das rodas pode estar gasto. Os rolamentos facilitam a rotação suave da roda durante a condução, por isso, quando estão avariados, é frequente ouvir um som de raspagem quando vira numa determinada direção.
Outras explicações comuns incluem pastilhas de travão gastas, um escudo de travão torcido ou detritos presos nos travões.
RuÃdo de bater metálico
Este é um dos ruÃdos mais alarmantes nos automóveis porque sugere que dois componentes metálicos estão a bater ou a roçar um no outro com alguma força. A forma mais fácil de descobrir o que está a acontecer é prestar atenção ao momento em que o ruÃdo ocorre.
O ruÃdo quando se liga o motor pode dever-se a problemas de transmissão ou a um motor de arranque avariado. Infelizmente, nenhum destes problemas é barato de resolver.
Relativamente à transmissão, pode haver uma série de coisas em falta, tais como dentes partidos na placa flexÃvel, fluido de transmissão velho ou com pouca quantidade, suportes de motor/transmissão partidos ou componentes internos da transmissão com defeito.
Ranger
Normalmente, o ranger indica que dois componentes estão a roçar um contra o outro sem lubrificação, o que não é um bom sinal. Quanto mais tempo não for controlado, mais danos podem ocorrer. Há algumas razões para isto. Bomba de água danificada, alternador desgastado, compressores AC, embraiagem gasta e rolamento de roda gasto.
Se o ruÃdo ocorrer com o motor a trabalhar, é provável que seja a bomba de água ou o alternador. Se só ocorrer quando ligar o ar condicionado, é provável que seja causado por um compressor avariado.
Assobio
Se o assobio vier do motor, é provável que o carro esteja a sobreaquecer. A razão mais provável é a falta de lÃquido de refrigeração, mas existem outras explicações possÃveis. Vale a pena ver se encontra alguma fuga de lÃquido de refrigeração à volta do motor ou debaixo do carro.
Um assobio quando o AC está ligado sugere que pode haver um problema com a válvula do ar condicionado responsável por manter o gás refrigerante comprimido.
Por último, um ruÃdo sibilante quando acelera está provavelmente relacionado com uma fuga no sistema de escape ou com uma mangueira danificada no sistema de arrefecimento.
RuÃdo de batida
As principais áreas a analisar quando se investiga um ruÃdo de batida são os travões, a suspensão, os pneus e a transmissão do seu automóvel.
Os rotores dos travões empenados podem ser os culpados pelo ruÃdo de batida se também tiver notado um desempenho de travagem reduzido e um volante a vibrar. Os discos são particularmente susceptÃveis ao calor excessivo causado pela fricção, o que pode levá-los a deformar-se, causando um som invulgar quando se trava.
Estalido
Há muitas razões pelas quais o seu automóvel pode estar a fazer um ruÃdo de estalido, desde óleo do motor fraco (uma solução fácil e barata) até um eixo homocinético avariado (menos fácil e acessÃvel de reparar).
Um único estalido pode ser causado por um motor de arranque defeituoso, que normalmente dura entre 20.000 e 200.000 quilómetros. Um clique rápido, por outro lado, é mais provável que seja o resultado de um alternador ou bateria avariados.
Chocalhar
O chocalhar é, sem dúvida, um dos ruÃdos mais irritantes, especialmente quando está a fazer uma longa viagem e não sabe como se livrar dele.
Quando o ruÃdo se produz debaixo do carro, a culpa pode ser de um sistema de escape solto ou de uma suspensão defeituosa. Debaixo do capot, o óleo do motor baixo ou uma correia serpentina partida são os culpados mais prováveis, enquanto o ruÃdo que ocorre quando se acelera pode ser causado por um catalisador partido.
RuÃdo de tique-taque
Os ruÃdos de tique-taque não são invulgares nos automóveis; alguns são perfeitamente normais. Se o seu carro sempre fez um som de tique-taque rÃtmico e relativamente silencioso, não precisa de se preocupar. No entanto também pode indicar
Pouco óleo do motor, filtro de óleo do motor danificado, válvulas partidas ou desalinhadas, velas de ignição defeituosas, coletor de escape com fugas.
ChiarÂ
Quando o seu carro começa a fazer um ruÃdo de chiar, pode rapidamente desgastar a sua sanidade se não se controlar. Não só porque o problema pode estar a piorar, mas também porque é incrivelmente irritante.
O que é ainda pior é que existem muitas explicações possÃveis para o que pode estar a causar o ruÃdo. Por exemplo, uma correia da ventoinha gasta pode ser a culpada se notar o rangido quando acelera, enquanto que o fluido da direção assistida com pouca quantidade pode ser o culpado se o ruÃdo ocorrer quando vira.
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