O que diz a lei: pode conduzir com um escape avariado?

O sistema de escape envia gases e fumos nocivos para fora do seu veículo. Quando deixa de funcionar corretamente, é provável que consiga continuar a conduzir, mas ao fazê-lo pode colocar a sua saúde em risco. Mas a grande questão que se coloca é pode ou deve conduzir com um escape avariado?

O que diz a lei: pode conduzir com um escape avariado?

A lei não especifica que não é permitido conduzir com um escape avariado. No entanto, a lei estabelece que não se deve conduzir um veículo em condições perigosas que representem uma ameaça de ferimentos para qualquer pessoa, seja o condutor, outro automobilista ou um peão.

Se o sistema de escape estiver partido ou não estiver corretamente fixado, ou se outras peças estiverem em risco de se soltar, isso representa um perigo óbvio para os outros utentes da estrada. É por isso que é melhor marcar uma reparação em vez de a adiar.

Os problemas de escape tendem a piorar com o tempo; o que conta como uma pequena fuga num ano pode rapidamente evoluir para uma grande fuga na altura da sua próxima inspeção. As reparações não podem ser adiadas por muito tempo e agir rapidamente pode poupar-lhe dinheiro, porque a reparação será mais pequena do que mais tarde.

fumo azul carro

Como pode afetar a sua saúde?

Não tratar um escape danificado pode colocar a sua saúde em risco. O escape protege-o de emissões perigosas, como o monóxido de carbono, que provoca náuseas e tonturas a curto prazo e efeitos muito piores a longo prazo.

Respirar os gases de escape, quer sejam de gasolina ou gasóleo, pode irritar os olhos e as vias respiratórias. Também ter um impacto a longo prazo na sua saúde. Por este motivo, recomendamos a reparação dos problemas de escape logo que se aperceba deles.

Pode afetar a eficiência do combustível?

Quando o sistema de escape do seu automóvel apresenta uma fuga, pode perturbar a relação ar/combustível, conduzindo a uma diminuição da eficiência do motor e a um aumento do consumo de combustível. Quanto mais tempo ignorar um problema de escape, mais caro poderá acabar por ficar devido à necessidade de combustível adicional.

para gastar menos combustível, meter gasolina com o carro ligado, carro na reserva, meter gasolina ou gasóleo

Poderá danificar outros componentes?

Um escape com fugas ou fissuras pode danificar outros componentes devido à fuga de gases extremamente quentes. Eventualmente, isto pode levar a problemas mecânicos graves.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também