Quer se trate do Wear OS ou do já extinto Tizen, os smartwatches da Samsung há muito que suportam a capacidade de ativar ou desativar as notificações de uma aplicação específica num telefone. Essa é uma característica essencial de praticamente qualquer smartwatch, e faz todo o sentido ter essa opção. No entanto, a verdade é que a Samsung desativa as notificações das apps no Galaxy Watch. Sabe porquê?
Galaxy Watch desativa notificações das apps. Sabe porquê?
Há algumas apps que continuam a ter notificações como o Assistente Google, Calendário, Play Store, Mensagens da Google e Samsung Messages. No entanto noutras isto não vem ativado por defeito.
Claro que é muito fácil alterar esta opção na aplicação Samsung Galaxy Wearable (Definições do relógio > Notificações > Notificações de aplicações), mas o utilizador comum pode não saber fazer isso de imediato. E o processo de configuração da Samsung não deixa isso claro de todo.
Já o Wear OS por defeito permite que qualquer aplicação do telemóvel envie notificações para o relógio. Se uma aplicação enviar notificações que não quer, pode aceder à aplicação complementar e desactivá-la.
Qual a razão para isto?
Não existe uma justificação oficial, mas há duas hipóteses.
A primeira é por causa da duração da bateria. Se restringirmos o número de aplicações que podem enviar notificações, iluminando assim o ecrã e fazendo tremer o pulso, a duração da bateria melhora pelo facto de o utilizador não utilizar o relógio com tanta frequência. A segunda é a simplificação. Se o seu relógio não receber todas as notificações, a experiência de o utilizar é menos “atrapalhada”. Os argumentos são válidos, mas este comportamento deve ser opcional. Tal como está atualmente, não existe uma forma rápida e fácil de um utilizador saber porque é que a notificação no seu telemóvel não aparece no seu Galaxy Watch, e isso será certamente frustrante.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!