(Análise) Elgato Facecam MK.2: Mais do mesmo é bom?

No agora distante ano de 2021, tivemos a oportunidade de analisar a primeira versão da Facecam da Elgato, e na altura, achámos a alternativa bastante apelativa para quem queria algo um pouco acima daquilo que já era considerado bom.

Dito tudo isto, em 2024, temos aquilo que parece uma sequela, mas não é bem. É apenas um produto ligeiramente atualizado, que vem ocupar o lugar no mercado da primeira Facecam. Isto pode parecer pouco esforço? Bem, sim! Mas não… Visto que continua a ser muito boa, e agora até é mais barata.

(Análise) Elgato Facecam MK.2: Mais do mesmo é bom?

Especificações Técnicas
  • Resoluções Suportadas: 1080p60, 1080p30, 720p120, 720p60, 720p30, 540p120, 540p, 60, 540p30
  • Optica: Elgato Prime Lens
  • Sensor: Sony STARVIS
  • Foco: Fixo (30~120cm)
  • Campo de Visão: 84º
  • Conectividade: USB-C
  • Dimensões: 84 x 38 x 61mm

A Elgato já tinha feito algo muito inteligente na primeira versão desta Webcam, ao limitar o produto a uma resolução máxima de FHD. Afinal de contas, mais vale um FHD de qualidade, a 60 FPS, com a possibilidade de ir aos 720p a 120 FPS, do que ter 4K completamente comprimido e sem jeito nenhum.

Dito tudo isto, a Facecam continua a utilizar o sensor CMOS Sony Starvis que deu vida à primeira versão, e tal como no passado, continua a oferecer uma qualidade de imagem extremamente apelativa, seja você um entusiasta que quer começar a dar cartas no mundo do streaming, ou apenas quer uma webcam capaz de fazer umas brincadeiras de vez em quando.

Curiosamente, com o uso de hardware muito similar, temos agora um pacote bastante mais compacto, o que é uma excelente notícia, não fosse a primeira Facecam algo de bruto, numa altura em que os streamers queriam tudo grande e complicado. Além disso, fiquei também com a ideia de que o suporte foi melhorado, e reduzido, porque tive muitos menos problemas em meter a webcam em cima do monitor, e este não tapa nem um pixel do meu adorado monitor OLED.

Também temos agora uma proteção de privacidade, sendo possível tapar o sensor em qualquer momento.

Software é a surpresa!

O hardware é porreiro, mas o que faz a diferença é mesmo o software de controlo que a Elgato oferece ao utilizador. É mesmo qualquer coisa, e na realidade, é muito fácil de perceber até se porventura for um “nabo” nestas andanças.

Conclusão

A Facecam MK.2 vale a pena para quem quer algo bom, bonito, e que não seja demasiado caro. Não é uma webcam 4K, mas precisa mesmo de algo a esse nível? Pessoalmente, prefiro algo que seja capaz de capturar imagem de qualidade, sem artefactos.

Além disso, temos o software que permite um grande nível de personalização e ajustes. Vale também a pena que temos suporte a captura HDR, o que é muito bom, e é uma melhoria face à versão original.

Não existe auto-foco nesta webcam, porém, isso pode ser interessante em alguns casos. Terá de analisar a sua própria situação.

A meu ver, é extremamente interessante para quem quer algo num nível um pouco acima daquilo que poderia ser normal a partir de uma webcam “tradicional”. Esta Facecam MK.2 chegou ao mercado à volta dos 150€, mas vai conseguir preços mais apelativos com alguma pesquisa pelo meio.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

No agora distante ano de 2021, tivemos a oportunidade de analisar a primeira versão da Facecam da Elgato, e na altura, achámos a alternativa bastante apelativa para quem queria algo um pouco acima daquilo que já era considerado bom. Dito tudo isto, em 2024, temos...(Análise) Elgato Facecam MK.2: Mais do mesmo é bom?