Não há nada como a sensação de roupa lavada, mas quando a sua máquina de lavar roupa não está em condições, pode ser uma verdadeira desilusão. Se notar um cheiro a mofo na sua máquina ou se a sua roupa apresentar manchas pretas após um ciclo, isso pode indicar que algo está errado.
Fazer isto vai deixar a sua máquina de lavar roupa em condições!
Embora todos os electrodomésticos estejam sujeitos a problemas a dada altura, certos cheiros e manchas podem ser facilmente evitados.
De facto, os especialistas alertam para o facto de as nossas máquinas de lavar roupa poderem tornar-se focos de bolor e bactérias se não forem devidamente cuidadas. O ambiente húmido no interior da máquina, juntamente com os restos de detergente e a sujidade acumulada, proporciona um terreno ideal para a reprodução destes hóspedes indesejados.
A importância da porta aberta
Um erro comum que pode levar ao crescimento de bolor na sua máquina é fechar a porta imediatamente após o fim de um ciclo. Deixar simplesmente a porta da máquina de lavar aberta após a lavagem é a forma mais fácil de evitar a acumulação de bolor e os odores a mofo.
De facto, deixar a porta da máquina de lavar aberta durante algum tempo permite que a humidade se evapore, impedindo assim o crescimento de bolor. Isto é particularmente importante se tiver lavado uma grande quantidade de roupa ou se esta não tiver secado completamente.
O aumento do fluxo de ar permite uma melhor circulação do ar e evita que a humidade fique retida no interior do tambor, criando um terreno fértil para o bolor.
Outras formas de garantir que tudo corre bem.
Limpar o exterior
Limpe regularmente o exterior da sua máquina de lavar roupa com um pano limpo e húmido para evitar a acumulação de pó e sujidade. Preste especial atenção ao painel de controlo e a quaisquer áreas onde o detergente ou o amaciador possam ter salpicado.
Lavar a roupa a 60 graus
Uma vez por mês, mais ou menos, efectue um ciclo de lavagem a quente (cerca de 60C) com a máquina vazia. Isto pode ajudar a matar quaisquer bactérias persistentes que possam estar presentes no tambor.
Adicionar uma chávena de vinagre branco ao ciclo de lavagem pode ajudar ainda mais na desinfeção. Entretanto pode também seguir o programa de lavagem de tambor que algumas máquinas têm.
Utilizar a quantidade correcta de detergente
O uso excessivo de detergente pode deixar resíduos, o que pode contribuir para o crescimento de bolor e mofo. De facto esta é uma das dicas mais importantes. Respeite a quantidade de detergente recomendada para o tamanho da sua carga, tal como indicado na embalagem.
A utilização de um copo de medição especificamente concebido para o detergente da roupa pode ajudar a garantir que está a utilizar a quantidade correcta. Aliás deve mesmo fazer isto!
Deixar a gaveta do sabão aberta ocasionalmente
Se a gaveta do distribuidor de detergente da sua máquina de lavar roupa permitir deixe-a ligeiramente entreaberta. Isto permite uma melhor circulação do ar e ajuda a evitar a acumulação de humidade no compartimento.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!