Mercado automóvel muito menos elétrico em 2030!?

Como deve saber, existem metas a cumprir no abandono ao motor a combustão, para a adoção em pleno da eletrificação a 100% no mundo automóvel. Por exemplo, na União Europeia, vai ser impossível comprar um carro a combustão novo a partir de 2035, a não ser que este seja baseado no consumo de combustíveis sintéticos.

Porém, caso não saiba, a grande maioria das fabricantes olhou para esta meta de 2035, e com muito ar no peito, decidiu antecipá-la alguns anos, mais ali à volta de 2030.

Mas… A ousadia voltou atrás.

Hoje em dia, a intenção já não passa apenas e só por desenvolver e lançar carros elétricos. Passa por reduzir as emissões e causar menos poluição possível! Isto pode ser feito com motores ICE!

Dito tudo isto, com uma grande aposta nas novidades elétricas nos últimos anos, o mercado evoluiu e os compradores viraram a sua atenção para as ofertas elétricas. Especialmente nestes últimos anos, em que os preços baixaram de forma muito geral, e por isso existem ofertas mais ao alcance dos consumidores comum.

Porém, a realidade é que o mercado 100% elétrico não está a evoluir ao ritmo que muitos desejariam, e como tal, muitas fabricantes de renome estão agora a rever algumas das suas metas até 2030 ou 2035.

Compradores ainda não estão convencidos!

O carro elétrico já não é uma novidade no mercado, já tem uma certa qualidade associada, e por isso mesmo, até neste nosso pequeno Portugal dominado pelo gasóleo e carros usados, já é possível ver muitos e bons carros 100% elétricos ou híbridos.

Ainda assim, os entusiastas ainda querem alguma alma na condução, os consumidores comuns ainda olham para os preços de um elétrico com algumas dúvidas, o ciclo de vida de uma bateria também ainda mete algum medo, e claro, talvez uma das questões mais importantes… Qualquer condutor de um carro elétrico tem de ter uma solução fiável para conseguir carregar o seu veículo dia após dia. O que nem sempre acontece. (Tem garagem? Consegue passar o carregador por debaixo da porta para a rua? Tem um posto de carregamento perto de casa?)

É exatamente por isso que já sentem alguns ventos de mudança, com exemplos como a Ford e até BYD a recuar no processo 100% elétrico. A aposta nos elétricos não está a correr como esperado e as empresas já estão a ponderar ser um mau negócio apostar de tal forma até 2030.

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Todas estas empresas estão a retirar esforços dos 100% elétricos para criar ofertas eletrificadas. A diferença?

Ora bem, as ofertas eletrificadas são basicamente os híbridos de todas as categorias, Mild-Hybrid, Híbrido e Híbrido Plug-in (PHEV). Estas ofertas aliam o melhor dos dois mundos, a aceleração de um motor elétrico e a tranquilidade que tem ainda um motor a combustão a todo o momento.

Assim sendo, algumas fabricantes estão a voltar atrás! Estão a mudar a sua proposta e garantem agora a continuidade de carros com motor a combustão além de 2030. A razão? O lucro.

Afinal, as fabricantes de automóveis são “apenas” empresas e o objetivo de uma empresa é gerar lucro. Ou seja, com os compradores a procurar as ofertas com motor a combustão a reviravolta estava a caminho do mercado. As empresas vão fazer os possível para manter ofertas com motor a combustão até ao limite.

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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