Como já deve ter percebido, apesar do facto de a grande maioria dos veÃculos a circular nas estradas Portuguesas ainda serem veÃculos movidos a Gasóleo, a verdade é que este tipo de motorização já não é a mais vendida, e na realidade, é cada vez menos aposta para as fabricantes. Sendo exatamente por isso que muitas das fabricantes automóvel já deixou de desenvolver motorizações diesel, e também as deixou de implementar em muitas das suas ofertas mais recentes.
Assim, num mercado que quer acabar com todos os motores a combustão, a realidade é que os carros a gasóleo estão a desaparecer a um ritmo muito elevado. O que levanta uma questão… Ainda vale a pena comprar?
Ainda vale a pena comprar um carro a Gasóleo?
Portanto, tenho um primo chegado que quer mudar de carro e anda interessado em vários modelos do tipo SUV. No entanto, estranhamente, apenas quer versões a Gasóleo de todos os modelos que meteu na lista. Foi aqui que comentei “nesta altura do campeonato, não compraria Diesel. Dá uma vista de olhos aos modelos hÃbridos com base num motor a Gasolina.” Ao que ele respondeu… “Mas porquê?”.
O Gasóleo já não é o que era em termos de preço, e ao que tudo indica, vai apenas piorar nos próximos anos. Esta parece ser a retórica atual deste tipo de motorização, não só no mercado Português, como também na grande generalidade de todos os mercados.
Faz ideia do porquê?
Vantagens:Â
- Consumo de combustÃvel é inferior ao da gasolina. (O litro de Gasóleo tem mais potencial energético)
- Motores mais robustos e duráveis.
- Muitas vantagens em percursos longos.
Contras:
- Mais caro no ato da compra. (Seja novo ou usado)
- Manutenções mais complexas e por isso mais caras.
- Pode vir a tornar-se obsoleto, e a sofrer com um aumento muito agressivo dos preços.
A Europa quer dizer adeus ao Gasóleo!
O nosso mercado quer acabar rapidamente com o consumo sem controlo de gasóleo, devido ao facto de ser um combustÃvel que emite mais gases nocivos. É exatamente por isso que, com a chegada da nova legislação, como é o caso da Euro 7, vamos ter mais obstáculos para quem já tem, ou quer comprar um carro a gasóleo.
Assim, apesar do desenvolvimento que existiu, e continua a existir em algumas marcas, os veÃculos a gasóleo continuam a emitir mais gases poluentes face à s motorizações a gasolina, apesar de, por vezes, até apresentarem menos emissões de CO2.
Aliás, aqui temos uma das grandes desvantagens do motor a gasóleo, visto que este só pode ser alimentado a partir de combustÃveis fósseis. Desta forma, na melhor das hipóteses, os motores diesel apenas poderão funcionar de forma quase neutra, mas nunca sem emissões poluentes.
Vai ficar mais caro! A maior vantagem acaba assim anulada!
Caso não saiba, de forma a acabar com o motor a Gasóleo, a Europa quer aumentar o seu preço, para de certa forma obrigar os condutores a encostar ou a trocar de automóvel por algo mais evoluÃdo e menos poluente.
Assim, como um carro a gasóleo é mais caro na hora da produção, e por isso, normalmente mais caro para o consumidor final. A única forma de ir buscar esse dinheiro é através da diferença de preço nos combustÃveis, e facto de um carro a gasóleo conseguir percorrer mais quilómetros com a mesma quantidade de combustÃvel face a um carro baseado numa motorização a gasolina.
Sendo exatamente por isso que durante muitos e largos anos, os especialistas afirmavam que só valeria a pena comprar um carro a gasóleo, se fizesse mais de 25 mil quilómetros anuais.
- Nota: Os automóveis a gasóleo consomem cerca de 15 a 20 por cento menos combustÃvel do que os automóveis comparáveis a gasolina.
Mas, se o preço do gasóleo aumentar de forma muito significativa ao longo dos próximos anos, e há quem fale num aumento de 50 cêntimos por litro até 2027. Isto acaba por ser um não assunto.
Hoje em dia, não faz muito sentido comprar um carro a gasóleo. Não só pelo que já sabemos, mas por tudo aquilo que ainda poderá ser decidido ao longo dos próximos anos. Gasóleo é para acabar!
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião acerca de tudo isto na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!