A Google está sempre a fazer alterações ao Android, bem como às aplicações e serviços que o acompanham e claro que a Google Play Store não podia escapar a isto. De facto, as alterações têm sido muitas e sobretudo porque se trata de uma parte muito importante do ecossistema Android. Agora há mais uma novidade interessante na Google Play Store relacionada com a atualização.
Google Play Store prepara novidade revolucionária na atualização!
É verdade que a Google prefere que utilize a Play Store para instalar apps. No entanto o sistema Android permite aos utilizadores instalarem aplicações de terceiros sem muita complicação. Naturalmente, existem alguns riscos envolvidos se não tiver cuidado, mas, na maior parte das vezes, é apenas uma forma alternativa de colocar aplicações nos seus dispositivos. Na maior parte das vezes, isto não é nada de novo, sendo que a Google está bem ciente deste tipo de comportamento, chegando mesmo a adicionar avisos com o Android 14 que tinham como objetivo educar, mas que na maior parte das vezes eram apenas irritantes para alguns utilizadores experientes.
Agora tudo vai mudar.
A nova funcionalidade chega pelo Android Authority, depois de fazer uma análise completa da última aplicação da Google Play Store. A versão mais recente é a 42.0.18 e o código sugere que uma nova opção de atualização pode ser disponibilizada para aplicações carregadas externamente. Esta nova opção poderá dar aos utilizadores a possibilidade de actualizarem aplicações com sideload através da Play Store.
No que diz respeito ao seu nome atual, no código, isto surge como a funcionalidade “Atualizar a partir do Play”. E no que diz respeito ao que vai ver, bem, a Play Store fornece uma indicação clara das aplicações que não se descarregam diretamente da Play Store. Mas também oferece a opção de descarregar uma atualização a partir da fonte original ou de tentar obter uma atualização diretamente da Play Store.
Como se pode imaginar, haverá benefícios no que diz respeito a este tipo de actualizações. No entanto em última análise, dependerá de o utilizador estar ciente do que está a atualizar e como. Naturalmente, tudo isto está ainda em código. Assim não se sabe quando e se esta funcionalidade chega ao público. No entanto, se esta funcionalidade chegar, não só proporcionaria um pouco mais de clareza sobre as aplicações e o local onde se instalam, como também daria aos utilizadores uma forma mais simples de atualizar as aplicações encontradas nos seus dispositivos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!