A potência do motor é uma das principais considerações quando se compra um automóvel. No entanto, o entusiasmo de conduzir um veÃculo potente pode levar a ignorar os riscos que lhe estão associados. Será que os condutores de automóveis potentes têm maior probabilidade de se envolverem em acidentes devido à s capacidades dos seus veÃculos?
Automóveis mais potentes significa mais acidentes? Descubra!
Esta é uma resposta complexa. Como tal a empresa CarVertical resolveu analisar um histórico com milhares de entradas. Isto para perceber se existe uma relação entre a potência média do motor de um veÃculo e a percentagem de acidentes em que esteve envolvido.
Logo à partida descobriu-se que existe uma correlação direta entre a potência média e o histórico de danos detectado.
Sem excepções, os modelos mais potentes de todas as marcas têm uma taxa mais elevada de acidentes registados do que os modelos com motores de menor potência.
A percentagem mais elevada de automóveis com um historial de danos é observada nos modelos da BMW (68,6%). Depois chega a Tesla (62%) e Audi (55,6%) com motores de potência superior a 400 kW
A percentagem mais baixa de automóveis com um historial de danos encontra-se entre os veÃculos Lancia (13%), Smart (19,4%) e Alfa Romeo (20,3%) (com uma potência média do motor até 100 kW).
De todos os automóveis verificados no carVertical, os modelos Bentley (415 kW), Maserati (268 kW) e Cadillac (264 kW) têm a potência média do motor e as taxas de danos mais elevadas de 53,1%, 45,8% e 39,4%, respetivamente.
Pelo contrário, os veÃculos de duas das marcas menos potentes, Smart (59 kW) e Lancia (77 kW), têm a percentagem mais baixa de danos (19,4% e 13,2%).
A BMW (168 kW), a Tesla (263 kW) e a Hyundai (105 kW) lideram com a percentagem global mais elevada de automóveis com registos de danos entre todos os veÃculos verificados, atingindo 62,2%, 56,07% e 55,33%, respetivamente.
Correlação direta entre a potência do motor e o historial de danos, sem excepções
A investigação revelou que, em cada marca, os modelos de maior potência apresentavam uma percentagem mais elevada de automóveis danificados do que os seus homólogos de menor potência. A diferença entre os modelos menos danificados e os mais danificados em todas as marcas varia entre 1,02 e 1,42 vezes.
Por exemplo, mais de metade (53,6%) dos veÃculos Tesla com motores de 100-200 kW têm um historial de acidentes registado e a frequência dos registos de danos aumenta com o aumento da potência do motor. A taxa de danos entre os modelos Tesla com 200-300 kW sob o capot é de 55,6%, entre os Teslas com motores de 300-400 kW é de 58,3%, enquanto uns impressionantes 62% dos veÃculos Tesla com mais de 400 kW têm registos de danos.
De todos os automóveis verificados no carVertical, os veÃculos BMW com motores a partir de 400 kW “lideram” com uns impressionantes 68,6% de modelos danificados. No entanto, os modelos BMW com motores até 100 kW não ficam muito atrás – 60,3% desses BMW verificados no carVertical estiveram envolvidos em acidentes.
A tendência mantém-se mesmo entre os fabricantes de automóveis menos potentes. Por exemplo, enquanto 13% dos modelos Lancia com motores até 100 kW estão danificados, este número aumenta para 13,8% para os seus modelos com motores de 100-200 kW.
A BMW lidera com a maior percentagem de automóveis danificados
O gráfico abaixo mostra que os fabricantes de alguns dos veÃculos mais potentes também tendem a ter as taxas de danos mais elevadas. Isto prova a ligação direta entre a potência média do motor e o historial de acidentes.
Por exemplo, a BMW, que tem uma potência média do motor de 168 kW, está no topo da lista dos automóveis mais danificados. Por outras palavras, há mais de 6 em 10 hipóteses de comprar um automóvel com danos potencialmente ocultos ao comprar um BMW usado.
De todos os Teslas verificados (com uma potência média do motor de 263 kW), 56,07% têm registos de danos. Isto tal como 53,1% dos veÃculos Bentley (média de 415 kW). A Audi (com uma potência média de 157 kW) segue o pelotão com uma média de 48,27% de automóveis danificados. Já os modelos da Maserati (com uma potência média de 268 kW) têm uma taxa de danos de 45,81%.
O Smart com a potência média mais baixa do motor tem alguns dos menores danos
Alguns automóveis com a potência média do motor mais baixa têm significativamente menos registos de danos do que os veÃculos de maior potência. Por exemplo, uma das marcas de veÃculos menos potentes inspecionadas, a Lancia, tem menos de 4 vezes a percentagem de automóveis danificados (13,17%). Isto em comparação com os automóveis Bentley (53,1%).
A Smart, que apresenta a potência média do motor mais baixa de todas as marcas inspeccionadas, apresenta uma taxa média de danos de 19,4%, seguida da Fiat (22,08%) e da Peugeot (33,75%).
Os automóveis Dacia (72 kW) e Suzuki (86 kW) são excepções à regra – estão entre os veÃculos com a potência média do motor mais baixa.