eDreams tem problemas com a Ryanair? O que se passa?

Apesar de continuar a ser possível, e até bastante fácil, tratar de tudo com uma agência de viagens, ou comprar bilhetes diretamente a partir do site da companhia aérea da sua preferência, a realidade é que muitos milhares de utilizadores prefere utilizar uma plataforma capaz de comparar preços, com alguns descontos à mistura, como é o caso da eDreams.

Mas, têm existido guerras entre esta plataforma e uma das maiores companhias áreas do mercado.

eDreams tem problemas com a Ryanair? O que se passa?

Portanto, por várias razões, a eDreams não tem a melhor relação de sempre com a Ryanair, uma das companhias áreas mais populares à face da terra.

Aliás, a Ryanair já afirmou por várias vezes que utilizar OTAs (como é o caso da eDreams) pode ser um erro crasso, porque muitas delas “continuam a induzir os passageiros em erro, levando-os a acreditar que estão a obter o melhor preço, anunciando tarifas falsas mais baixas do que as da companhia aérea.”

  • O que é uma OTA? Uma OTA é uma Agência de Viagem Online. Uma empresa que permite aos utilizadores pesquisar e reservar produtos, tais como bilhetes de avião, alojamento, aluguer de automóveis, excursões, cruzeiros, etc. Por outras palavras, as OTA são intermediárias entre os fornecedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, operadores turísticos, etc.) e o consumidor final.

Isto tem uma razão de ser!

Visto que apesar do facto de as passagens serem mais baratas neste tipo de plataformas, as bagagens costumam ser significativamente mais caras relativamente aos preços reais das companhias aéreas, o que pode acabar por induzir o consumidor em erro.

Mas a Ryanair vai mais longe!

Ao afirmar que os preços publicitados em muitas destas paltaformas são muitas vezes apenas um isco enganador para atrair os clientes. Isto antes de apresentar os preços reais, com as bagagens, escolha de lugares, etc… Que podem dar origem um aumento de 100% ou 200% face ao que foi originalmente anunciado.

Na verdade, esta “briga” mais específica entre a Ryanair e eDreams vai ainda mais longe!

Com a Ryanair a afirmar de forma muito pública que a eDreams é a OTA mais cara do mercado, e que existem outras OTAs “aprovadas”, que se baseiam em preços transparentes para os consumidores. A Ryanair até dá exemplos concretos como a Kiwi, TUI, eSky e El Corte Inglés.

Entretanto, têm existido várias batalhas legais, com vitórias para ambos os lados da barricada.

Como é o exemplo daquilo que aconteceu ainda este mês, quando um tribunal alemão decidiu a favor da Ryanair. Isto após ter decidido que algumas das taxas de serviço da eDreams eram excessivas e por isso ilegais. Além disso, o mesmo tribunal decidiu também que a tarifa “Flexflare” que permite aos passageiros alterarem gratuitamente a data e hora dos seus voos, era enganosa, ao anular apenas a taxa da eDreams (que já era ilegal), e não as das companhias áreas afetadas.

Este é apenas um dos muitos casos em tribunal, sendo exatamente por isso que a eDreams veio a público anunciar que as medidas provisórias do Tribunal de Comércio de Barcelona, de dia 29 de Julho, são muito bem vindas. Ao ordenar a cessação imediata das práticas de difamação da Ryanair contra a eDreams.

No fundo, estas duas empresas nunca se vão entender. Naquilo que se está a transformar em uma autêntica batalha campal.

Em suma, o que você deve fazer para ter sempre os melhores preços, é fazer boas pesquisas. Ou seja, não utilizar apenas uma única plataforma para chegar ao preço final. Tem de ser mexer e estudar bem todas as propostas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também