Ninguém gosta de ver uma luz a acender no painel de instrumentos. Claro que são essenciais ao alertarem para problemas. No entanto, a questão é que praticamente todas podem acabar por ter algum impacto no bolso do condutor. É exatamente o que se passa com a questão da luz de temperatura. Quando a vê pensa logo que o problema estará apenas no motor. No entanto isto não corresponde à verdade. De facto, há outras coisas que também fazem a luz da temperatura do seu carro acender! Vamos dizer-lhe exatamente o quê para que possa estar preparado e até resolver a situação da forma mais económica possível.
Isto também faz a luz da temperatura do seu carro acender!
Falha do radiador
O radiador é, essencialmente, o principal sistema de defesa do seu motor contra o aquecimento. Se não estiver familiarizado com o que o radiador tem de fazer debaixo do capot, o sistema é principalmente responsável por transportar uma mistura de líquido de refrigeração e água para o motor. Aí, a mistura absorve calor e é conduzida de volta para o radiador. Depois um conjunto de finas “alhetas” metálicas ajuda a dissipar o calor da mistura.
Existem vários fatores que podem contribuir para a falha do radiador, incluindo aletas danificadas, corrosão, bomba avariada e, claro, falta de líquido de refrigeração, entre outros. Se qualquer um destes componentes falhar, todo o sistema do radiador pode seguir-se, o que pode levar não só a um sobreaquecimento, mas também a uma falha do motor, se não forem efetuadas reparações.
Termóstato avariado
O radiador é, sem dúvida, o componente mais importante do sistema de arrefecimento do motor do seu veículo, mas está longe de ser o único que pode contribuir para um sobreaquecimento quando não funciona corretamente. Outro desses componentes vitais de arrefecimento é o termóstato, que é o principal responsável pelo controlo do fluxo de líquido de arrefecimento para o motor.
No que diz respeito à forma como o termóstato realiza essa função, fá-lo monitorizando a temperatura do motor e – quando o motor começa a aquecer – abre-se para permitir a entrada do líquido de refrigeração. Do mesmo modo, quando o motor está frio, o termóstato permanece fechado, evitando assim a injeção de líquido de refrigeração desnecessário. Neste último caso, pode ser difícil para um veículo aquecer até à sua temperatura de funcionamento ideal. No entanto, o primeiro problema é ainda mais perigoso, uma vez que acabará por resultar num sobreaquecimento do motor que pode resultar numa falha catastrófica do motor.
Líquido de refrigeração com fugas
Se sabe como cuidar corretamente do seu veículo a longo prazo, sabe que este nunca deve funcionar sem líquido de refrigeração suficiente. É um daqueles fluidos que deve ser verificado, pelo menos, com a mesma frequência com que se muda o óleo, embora alguns recomendem inspeções semanais só por segurança. Mais do que isso, os níveis do líquido de refrigeração são suficientemente fáceis de verificar sem a ajuda de um profissional do sector automóvel. Afinal de contas, o reservatório do líquido de refrigeração tende a ser visível e acessível aos proprietários quando o capot do veículo está levantado.
Bomba de água avariada
Com o termóstato a controlar o momento de libertar o líquido de refrigeração para o motor e o radiador a ter como principal tarefa transportar o líquido vital para os componentes necessários, a questão de como o fluido inicia essa viagem é importante. De facto, a função de uma bomba de água é garantir que o líquido de refrigeração passa corretamente pelo radiador. Assim é distribuído pelos componentes do motor que têm tendência para aquecer.
Sem uma bomba de água a funcionar corretamente, o sobreaquecimento do motor é praticamente garantido. Isto porque o líquido de refrigeração que preserva o motor ficará no seu reservatório sem ser perturbado, em vez de desempenhar a sua função essencial sob o capot. Embora alguns modelos de automóveis mais recentes tenham bombas de água alimentadas por sistemas eléctricos, muitos ainda dependem de uma correia de distribuição para funcionarem corretamente e, se essa correia falhar, a bomba pode fazer o mesmo.
Ventoinha de arrefecimento avariada
Se o seu veículo estiver a sobreaquecer, é possível que também tenha uma ventoinha do motor avariada. Esse componente designa-se muitas vezes por ventoinha do radiador, uma vez que está localizado entre o radiador e o motor. O seu principal objetivo é arrefecer o radiador e o motor. Isto puxando o ar através da grelha do veículo quando este não se move com rapidez suficiente para puxar o ar por si próprio. Tal como acontece com a bomba de água do automóvel, atualmente as ventoinhas do radiador podem ser eléctricas ou accionadas por correia. Entretanto dependendo do design do motor do seu automóvel, pode haver mais do que uma ventoinha a fazer o trabalho.
Agora já sabe o que faz a luz de temperatura do seu carro acender.
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