As contas mensais custam sempre a pagar. No entanto, por vezes podem ser realmenteassustadoras. Uma conta de eletricidade, em particular, pode disparar se as famÃlias utilizarem determinados aparelhos, e pode ser complicado descobrir quais são os culpados. Felizmente, um grupo de especialistas resolveu criar uma lista do que faz pagar mais na conta da luz. Mas o melhor de tudo é que para um deles existe uma forma de poupar!
Revelada a lista do que faz pagar mais na conta da luz!
Antes de passarmos à lista propriamente dita, é importante que saiba que embora os electrodomésticos em modo de stand by não consumam uma quantidade preocupante de energia, se isto acontecer de forma prolongada podem gastar rapidamente muito dinheiro.
Feita esta ressalva vamos dizer-lhe os cinco grupos de eletrodomésticos que estão a atacar a sua conta da luz.
1. Máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça e máquinas de secar roupa
Estas máquinas são responsáveis por 14% das facturas de energia, devido à quantidade de água e ar que têm de ser aquecidos para que os aparelhos funcionem.
O que fazer para poupar
Para poupar dinheiro quando se trata de as utilizar, recomenda-se que a roupa seja lavada a frio ou que se utilize a função “eco”. Também opte por secar a roupa no exterior ou no interior, se possÃvel, em vez de utilizar a máquina de secar roupa.
Entretanto certifique-se de que só utiliza estes electrodomésticos quando estiverem cheios, pois assim poupa dinheiro nas suas contas, uma vez que terá de os utilizar com menos frequência.
Neste campo o melhor conselho que os especialistas podem dar é evite usar a máquina de secar. Pelo menos sempre que for possÃvel.
2. FrigorÃficos e congeladores
Representando aproximadamente o mesmo montante da fatura energética que as máquinas de lavar roupa, as máquinas de lavar louça e as máquinas de secar roupa, estes electrodomésticos custam muito devido ao facto de terem de estar sempre ligados.
Certifique-se de que os seus aparelhos estão regulados à temperatura correcta, para que não estejam demasiado frios nem demasiado quentes, o que pode estar a consumir energia em excesso.
O que fazer para poupar
Invista em frigorÃficos e congeladores de boa qualidade e com uma classificação de eficiência energética elevada.
Os eletrodomésticos bons duram anos e anos se forem bem cuidados e de alta qualidade, por isso vale a pena investir para poupar dinheiro não só nas contas de energia, mas também na necessidade de os substituir num futuro próximo.
3. TVs e consolas de jogos
Estes aparelhos também são deixados ligados durante longos perÃodos de tempo em stand by, o que pode rapidamente gastar muito dinheiro em contas de energia.
Assim estes equipamentos representam cerca de seis a dez por cento das contas de energia numa casa moderna, especialmente em casas com um grande número de televisores e consolas de jogos.
O que fazer para poupar
Para poupar dinheiro com estes aparelhos, opte por aparelhos energeticamente eficientes quando os comprar pela primeira vez e “certifique-se de que os desliga na parede” quando não estiverem a ser utilizados, para que não fiquem em modo de stand by.
O modo stand by não só consome continuamente energia, como também pode ser perigoso, uma vez que continua a haver eletricidade a passar das tomadas para os aparelhos e, se estes sobreaquecerem, pode ser perigoso. Até se surgir um pico de energia.
4. Luzes
Este problema é menor no verão devido às noites mais claras, mas as luzes exteriores podem continuar a ser um problema.
O que fazer para poupar
Para poupar dinheiro em custos de iluminação, mude para lâmpadas LED. Ao fazer isto, pode poupar cerca de 70 a 75 Euros por ano nas contas de energia. Da mesma forma, pode poupar cerca de 25 a 30 Euros se as desligar sempre que não sejam necessárias.
As luzes são uma daquelas coisas que parecem ter pouco impacto a curto prazo, mas a longo prazo aumentam muito as suas contas de energia (cerca de cinco por cento das suas contas de energia serão o preço da iluminação).”
5. Fornos, micro-ondas e air fryers
Sabe-se que todos os aparelhos de cozinha representam cerca de cinco por cento das contas de energia, embora este valor possa ser superior, dependendo da eficiência do aparelho, da quantidade de alimentos que cozinha e do número de aparelhos.
As Air Fryers e outros aparelhos de cozinha modernos são os que consomem menos energia. Ainda assim dão despesa, especialmente o forno.
O que fazer para poupar
Pré-aquecer o forno é, na maior parte das vezes, algo desnecessário. Isto a menos que esteja a fazer uma receita especial. É que caso contrário está a desperdiçar muita energia, sobretudo porque a maioria dos modelos leva algum tempo para chegar à temperatura desejada. O mais interessante é que saltando esta etapa, o aquecimento suave dos seus alimentos oferece alguns benefÃcios. Isto é especialmente verdade no caso do bacon e do frango. Especialmente quando estamos a falar de pernas de frango.
Tal como o bacon, o frango contêm uma boa quantidade de gordura. No entanto há uma diferença. É que o frango acaba por ter bastante colagénio. Ora tanto a gordura como o colagénio dão-se melhor com um tempo de confecção prolongado e lento. Ou seja em vez de colocarmos logo as coisas num forno que já está a escrever. É que á a lentidão do processo e não o contrário que ajuda a pele a ficar mais crocante. Também dá tempo para o colagénio se transformar em gelatina, resultando numa comida mais suculenta.
Para além disso também é mais rápido, porque não é preciso esperar que o forno “atinja a temperatura exata”. Tudo o que tem de fazer é temperar a carne como normalmente faria, e depois colocá-la num forno frio a 190 graus. O calor a aumentar lentamente irá cozinhar suavemente a carne e desfazer a gordura.
Depois de meia hora, pode reduzir a temperatura para 180 graus. Entretanto se o frango ou qualquer outra carne que se quer tostada no topo ainda estiver longe desse estado, coloque-a mais perto da grelha durante uns minutos. Deste modo não só poupou energia por não esperar pelo pré-aquecimento como a comida ficou da mesma forma bem saborosa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!