A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais trabalha ao longo do ano. São muitos ciclos para garantir que a roupa fica sempre bem lavada. No entanto, se não tiver alguns cuidados, a máquina de lavar pode passar de útil a muito perigosa. É muito fácil dar-se a acumulação de bactérias numa máquina de lavar roupa que podem chegar aos 100 milhões numa única carga.
Máquina de lavar roupa: faça isto e mate milhões de bactérias!
Quando pensamos em limpeza, esquecemo-nos muitas vezes de certos aparelhos. São exemplo disso, o interior do frigorífico, a máquina de lavar louça ou mesmo a máquina de lavar roupa.
Embora muitos de nós lutemos para encontrar tempo para limpar as nossas casas em geral, os especialistas alertaram para o facto de que deveríamos limpar as nossas máquinas de lavar roupa “pelo menos uma vez por mês” para evitar a acumulação de bactérias desagradáveis.
Manter os electrodomésticos limpos não só é essencial para manter um ambiente de vida higiénico, como também pode garantir que os seus artigos duram muito tempo. Especialmente porque os utilizamos todos os dias.
Para ajudar os consumidores a evitar que os seus electrodomésticos se tornem pouco higiénicos, um grupo de especialistas revelaram os perigos de negligenciar as máquinas de lavar roupa e a forma de as limpar.
Numa carga de roupa interior, podem existir até 100 milhões de bactérias E. coli na sua máquina de lavar.
Uma vez por mês tem de fazer uma lavagem ao tambor à máquina de lavar sem nada no interior no que diz respeito a roupa. Lembramos que a manutenção regular inclui a execução de um ciclo de água quente vazio com vinagre ou um produto de limpeza especializado para máquinas de lavar roupa para remover qualquer acumulação de detergente e odores.
Esta lavagem de limpeza mensal deve-se efetuar a uma temperatura elevada (cerca de 60̊C), uma vez que os ciclos a frio não eliminam o bolor e as bactérias. Também pode ser boa ideia lavar a temperaturas ainda mais quentes.
Mas atenção porque não basta limpar o tambor!
As gavetas também precisam de se retirar e limpar com um toalhete antibacteriano, uma vez que os restos de detergente de lavagens anteriores podem levar a uma acumulação de sujidade se forem deixados a apodrecer.
Verifique os filtros de drenagem
É muito importante limpar os filtros de drenagem. A água tende a acumular-se na parte inferior da máquina. Isto provoca um odor forte se for deixada durante algum tempo.
Para o fazer, utilize a mangueira de escoamento incorporada ou coloque a extremidade numa tigela grande, deixando a água correr para ela.
Se a sua máquina não tiver uma mangueira, terá de desaparafusar o filtro e recolher a água numa tigela por baixo. Isto certificando-se de que são colocadas toalhas à volta da máquina para evitar quaisquer derrames.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!