A travagem com o motor é algo que todos os condutores devem conhecer porque pode ser útil de várias formas. Uma das vantagens mais significativas é que pode prolongar a vida útil dos travões. No entanto, também tem potenciais desvantagens. De facto, nos veículos com motor de combustão, a travagem com o motor tem vários aspectos positivos e negativos. Nos veículos eléctricos, por outro lado, as coisas podem ser diferentes. Neste artigo vamos explicar-lhe tudo sobre a travagem com o motor e sobretudo se o deve fazer nos veículos elétricos.
Deve utilizar a travagem com o motor nos veículos elétricos?
O que é a travagem com o motor?
A travagem com o motor consiste em utilizar o motor para abrandar em vez dos travões.O seu automóvel começa a abrandar quando tira o pé do pedal do acelerador. Depois, se reduzir uma mudança, o veículo abranda ainda mais. Este processo é conhecido como travagem do motor e provavelmente já o utilizou antes, mesmo que não se tenha apercebido disso.
Mas atenção que isto não deve ser feito de qualquer modo. Mudar de velocidade demasiado cedo produz um ruído forte do motor, porque as rotações ainda estão demasiado altas. Se o fizer frequentemente, o esforço adicional pode ter consequências. É por isso que é importante estar consciente de quando e como se utiliza.
Como é que funciona?
Quando se tira o pé do pedal, a válvula de admissão de ar fecha-se, criando um vácuo que interrompe o fluxo de ar para os cilindros. A falta de fluxo de ar oferece mais resistência aos pistões, abrandando o motor e reduzindo a velocidade do automóvel.
Quando é que se sentem os efeitos da travagem com o motor?
Pode sentir os efeitos da travagem com o motor quando tira o pé do acelerador – o carro deve começar a abrandar imediatamente. A sensação é mais drástica se reduzir as mudanças demasiado depressa, o que pode fazer com que o carro dê um solavanco.
No entanto, o travão de motor não permite parar completamente o carro. Para isso, é necessário utilizar os travões e a embraiagem.
Os benefícios
Travar com o motor tem várias vantagens potenciais que devem ser tidas em conta.
Condução em descidas
Manter uma mudança mais baixa durante a condução em descidas ajuda a controlar a velocidade. Quando se utiliza uma mudança mais alta, o carro acelera muito mais depressa, mesmo que o pé esteja fora do pedal.
Redução do desgaste
O sistema de travagem depende do atrito para abrandar o carro, o que significa que os componentes precisam de ser substituídos de vez em quando devido ao desgaste excessivo. Quanto mais utilizar a travagem com o motor, menos tensão é colocada nos travões reais, fazendo com que durem mais tempo. No entanto, não se deve confiar apenas nisto. O melhor é utilizar uma mistura dos dois sistemas.
Falha dos travões
A falha dos travões é algo que, esperamos, nunca venha a acontecer. Mas se acontecer, é bom saber que pode utilizar a travagem com o motor para abrandar o seu carro, tirando gradualmente o pé do acelerador e reduzindo as mudanças. Lembre-se: não mantenha o pé na embraiagem, ou não sentirá os efeitos.
Deve utilizar num veículo elétrico?
Nos veículos elétricos é ativamente encorajada. Isto porque os VE utilizam a travagem regenerativa para abrandar e recuperar energia. Quando se tira o pé do acelerador, o motor elétrico converte a energia cinética em energia eléctrica, que é transferida para a bateria para utilização posterior.
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