Existe uma razão para o mercado Chinês ser extremamente importante para todas as fabricantes Ocidentais que por lá conseguem lançar alguma coisa. São 1.4 mil milhões de potenciais consumidores, contra os 700 milhões do Continente Europeu e 300 milhões dos Estados Unidos. Sim, a China tem mais habitantes do que toda a Europa e Estados Unidos combinados.
É exatamente por isto que vários produtos acabam por nunca chegar cá, com as fabricantes focadas em ter sucesso neste território antes de apostar em outras regiões.
Mas, depois de muitos anos de sucesso, tudo indica que a Apple está a perder muita da sua importância e estatuto no território Chinês. Isto é uma grande má notícia para a gigante responsável pelo iPhone.
Apple continua a perder importância na China. E por cá?
Portanto, segundo a Canalys, a Apple voltou a baixar o envio de remessas face ao ano passado, desta vez em 6.7%. O que por sua vez parece estar relacionado com a concorrência da Huawei, Vivo, Oppo, Honor e Xiaomi. Em particular, a Huawei tem sido uma gigantesca pedra no sapato da Apple, ao aparecer com propostas super premium, agradáveis ao olhar, e com muito mais performance no lado das câmaras.
Assim, enquanto o mercado Chinês voltou a crescer no segundo trimestre de 2024, com cerca de 70 milhões de smartphones enviados para as lojas em apenas 3 meses, e Apple parece ter ficado atrás de quase todas as marcas mencionadas em cima.
- VIVO – 19% (13.1M)
- OPPO – 16% (11.3M)
- HONOR – 15% (10.7M)
- Huawei – 15% (10.6M)
- Xiaomi – 14% (10M)
- Apple – 14% (9.7M)
Vale ainda a pena salientar o resultado da Honor, que anda a crescer a um ritmo quase absurdo em todos os mercados.
Entretanto, ainda a falar da Apple, este sexto lugar no top de vendas acontece mesmo após pesados descontos na gama iPhone 15. A Apple está agora numa posição bastante complicada, sem saber o que fazer. Como tal, vai ser muito interessante perceber o que vai acontecer em Setembro, quando os novos iPhone 16 chegarem ao mercado.
Vamos ver uma Apple a perder importância no resto do mundo?
Acredito que não, pelo menos por enquanto. A Apple não é uma das empresas mais valiosas à face da terra por nada. Mas, se há coisa que o mercado Chinês começa a revelar, é que não inovar pode ter o seu preço, e este tem de ser pago mais cedo ou mais tarde.
Pessoalmente acredito que a performance aquém dos iPhone 15 é o que vai garantir que a Apple não vai aumentar preços em 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!