Caso não saiba, a Google vai aproveitar o lançamento da sua nova gama Pixel 9 para introduzir a segunda versão do seu dobrável Pixel Fold, agora com o nome Pixel 9 Pro Fold, o que claro está, indica uma mudança de estratégia. Este dobrável vai fazer parte da gama principal Fold, e como tal, deverá existir sempre uma versão Fold cada vez que a Google lançar uma nova geração.
Porém, apesar do facto de não ter tido um profundo impacto no mercado, há muita coisa que o primeiro Pixel Fold fez bastante bem, mas que não se vai repetir com a nova versão.
Google está a cometer erros com o seu novo Pixel Fold?
Então, qual é o grande erro da Google com este smartphones? bem, mudar o ecrã frontal pode ser algo que poderia ser evitado. Afinal, no Pixel Fold original, a Google foi atrás de um ecrã secundário frontal do tamanho de um passaporte. Assim, era mais largo com uma proporção de 17,4: 9 (para referência, o Galaxy Z Fold 6 é 22: 9 e era mais fino nas versões anteriores).
Dito isto, existiam duas coisas que tornavam este ecrã frontal (mais largo) muito melhor do que a concorrência. Por um lado, significava que o Pixel Fold podia ser utilizado com uma mão, porque era mais largo do que a maioria dos outros telemóveis dobráveis. Em segundo lugar, e mais importante, quando o desdobrávamos, já estávamos no modo tablet, uma vez que estava na orientação paisagem. Com qualquer outro telemóvel dobrável é necessário rodar o telemóvel para entrar no modo tablet. Não parece ser um grande problema, mas faz realmente diferença com o tempo, porque é menos prático.
Ainda assim, esta mudança de formato pode significar um ecrã interior maior, o que também poderá ser interessante.
Além de tudo isto, temos ainda de refletir sobre as câmaras traseiras que a Google está a implementar no seu novo dobrável.
A Google não é a única fabricante que se recusa (ou não consegue) implementar um módulo realmente de topo no seu smartphone dobrável. Mas, enquanto a OnePlus e OPPO tentaram fazer algo de superior, a realidade é que o novo Pixel 9 Pro Fold aparece com sensores que são um downgrade face à restante gama Pixel 9.
Porém, estou entusiasmado!
Ao preço certo, este dobrável pode ser o inÃcio da massificação deste tipo de aparelho no mercado. Aliás, mesmo com câmaras aquém do esperado, a realidade é que a Google sempre foi capaz de fazer muito com pouco! Por isso, até podemos vir a ter uma bela surpresa.
Dito tudo isto, vamos ficar a saber mais no dia 13 de Agosto.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!