Se costuma ler algumas dicas relacionadas com a autonomia dos dispositivos e sobre a melhor forma de preservar a bateria de certeza que já viu em algum lado que é recomendado carregá-los até 80% e recarregá-los antes de 20%. No entanto embora isso seja uma regra de ouro a verdade é que há alturas em que deve carregar os dispositivos a 100%.
Só nestas alturas é que deve carregar os dispositivos a 100%
Em determinadas condições meteorológicas
Embora não possamos controlar cortes de energia inesperados, é aconselhável manter os seus dispositivos totalmente carregados quando sabe que vão ocorrer determinadas condições meteorológicas. Por exemplo, na altura de ventos fortes, trovoada ou chuvas intensas existe maior probabilidade da eletricidade falhar. Sobretudo em determinadas regiões. Como tal, antes disso acontecer é boa ideia carregar os dispositivos a 100%.
Poderá precisar do seu telemóvel para emergências, por exemplo, para o utilizar como lanterna, para se ligar a entes queridos, para se manter a par das actualizações de emergência ou para contactar os serviços de emergência. Não se esqueça também de carregar o powerbank.
Antes de uma viagem longa
Os atrasos nos voos, as chegadas tardias dos comboios e as circunstâncias inesperadas podem prolongar o tempo de viagem para além do inicialmente previsto. Por isso, antes de embarcar numa viagem longa por estrada ou avião, certifique-se de que os seus aparelhos estão totalmente carregados para durarem toda a viagem sem precisarem de ser recarregados.
Começar com uma carga de 100% permite-lhe desfrutar da sua viagem sem se preocupar com o facto de os seus aparelhos morrerem durante a viagem.
Antes de instalar ou atualizar o seu sistema operativo
A instalação ou atualização de um sistema operativo é um processo que consome muita energia e tempo. Uma perda súbita de energia devido a uma bateria fraca pode interromper a instalação, obrigando-o a recomeçar e causando uma perda de tempo e esforço. Pode também levar à corrupção de ficheiros de instalação, dados existentes e potenciais problemas de software.
Se surgirem problemas durante a instalação, um dispositivo totalmente carregado proporciona mais tempo para a resolução de problemas. Da mesma forma, se precisar de mover o dispositivo, um carregamento completo permite-lhe fazê-lo sem interromper o processo de instalação.
Quando carregar o seu dispositivo pela primeira vez
Os computadores portáteis, smartphones e outros dispositivos ficam muitas vezes num armazém ou numa loja durante meses antes de os comprar. A maioria dos fabricantes, como a HP e a Samsung, recomendam carregar os seus novos dispositivos até à sua capacidade total aquando da primeira utilização. Este carregamento inicial completo ajuda a calibrar a bateria e dá-lhe uma ideia da rapidez com que esta se esgota.
Também lhe dá uma ideia melhor de quanto tempo pode esperar que a bateria dure se mantiver o nível de carga recomendado de 80%.
Além disso, a configuração de um novo dispositivo demora algum tempo, quer se trate da transferência de dados, da configuração de contas ou da instalação de aplicações essenciais. Um carregamento completo garante-lhe energia suficiente para concluir estas tarefas de configuração e testar exaustivamente as funcionalidades do seu novo gadget sem se preocupar com a falta de bateria.
Antes de uma reunião online ou apresentações físicas
Durante as chamadas online, o seu dispositivo consome mais recursos de rede e a utilização da câmara e do microfone consome a bateria rapidamente.
Por outro lado as apresentações físicas podem exigir que ligue o seu computador portátil a projetores, execute a reprodução de vídeo, tome notas de reunião, grave áudio ou vídeo e permaneça ligado através da LAN para partilhar ficheiros e dados críticos com outras pessoas. Estas atividades podem esgotar a bateria muito mais rapidamente do que o previsto, pelo que é importante participar numa reunião com a carga completa, especialmente se prevê que seja longa.
Além disso, uma vez que as reuniões presenciais podem durar mais tempo do que o previsto, manter o dispositivo totalmente carregado evita o embaraço de procurar uma tomada a meio de uma reunião.
Conclusão
Embora seja geralmente aconselhável carregar os seus dispositivos até 80-85%, faz sentido carregá-los até à sua capacidade total nos cenários acima referidos. No entanto, evite fazer disso um hábito regular, uma vez que carregar constantemente os seus dispositivos até à capacidade máxima pode ter um impacto negativo na duração da bateria e acelerar a sua degradação. Se carregar até ao nível recomendado satisfaz as suas necessidades até poder recarregar, não há necessidade de exceder 80%.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!