Como resolver o problema da luz vermelha no router!

A luz vermelha no router é algo que ninguém gosta de ver. Sobretudo quem necessita de uma ligação estável à Internet. Afinal é essencial tanto para navegar como para ver televisão. Seja como for, este sinal de aviso indica frequentemente um problema com o dispositivo ou a rede, deixando os utilizadores sem acesso ao mundo online.

Como resolver o problema da luz vermelha no router!

Os indicadores luminosos do router funcionam como um sistema de comunicação visual, fornecendo aos utilizadores informações valiosas sobre o estado do dispositivo e a conetividade da rede. Estas luzes, normalmente localizadas na parte frontal ou lateral do router, oferecem informações sobre vários aspectos do funcionamento do router.

Um router que apresente uma luz vermelha pode significar coisas diferentes, como uma falha de serviço, uma configuração incorreta ou uma ligação solta, o que pode levar a uma quebra da ligação à Internet.

A importância do cabo

Existem cabos mais resistentes do que os outros sobretudo devido à tecnologia que utilizam. No caso da MEO e a da Vodafone temos fibra ótica até ao próprio router. Sabe aqueles cabos amarelos que não se podem dobrar? É isso mesmo de que estou a falar. Basta qualquer coisa para esses cabos se dobrarem e deixarem de funcionar. Aliás muitos dos problemas com esses cabos nem são visíveis. Só quando se liga uma luz infravermelha numa das pontas é que o técnico consegue perceber que há problemas.

Como resolver o problema da luz vermelha no router!

Mas muitas vezes o problema não está no cabo e até pode aparecer numa das fichas de parede. Recentemente numa das situações que tive o problema estava exatamente numa das partes da ficha e não no cabo em si.

Caso seja realmente o cabo pode fazer duas coisas. Contacta o operador ou compra um cabo e troca. Antigamente era mais difícil arranjar estes cabos. Hoje em dia é bastante mais simples. Aliás se procurar no Google por cabo amarelo Vodafone, por exemplo, aparecem logo várias opções.

Mesmo que tenha o seu router a funcionar bem é boa ideia comprar sempre um ou dois cabos destes e ter em casa. É que basta alguma correria ou um simples afastar de um móvel para se estragar um destes cabos. Depois no caso de um incidente é só trocar e não é necessário estar à espera que venha um técnico ou estar a pagar valores adicionais.

Ligar e desligar o router

O ciclo de energia refere-se ao processo de desligar um dispositivo eletrónico, aguardar alguns segundos e voltar a ligá-lo. É uma forma comum de reparar o router wifi na mesa. É uma forma comum de resolver problemas com dispositivos electrónicos porque ajuda a limpar caches, estados temporários e configurações problemáticas. O ciclo de energia explica porque é que reiniciar o smartphone resolve a maioria dos problemas.

Como resolver o problema da luz vermelha no router!, rede Wi-Fi Mesh, diferença entre modem e router, Wi-Fi HaLow, ligado à Internet, Wi-Fi 7 chegou, Internet sem fios falhar, ligações Wi-Fi interrompidas, Wi-Fi 7 rápido, colocar o router Wi-Fi, Wi-Fi do café, utilizar Internet às escondidas, interferências no router, ligado ao Wi-Fi mas sem Internet, velocidade de internet em casa, Wi-Fi lentidão, melhorar a ligação à rede Wi-Fi, Telemóvel a dar problemas com o Wi-Fi, truques rede Wi-Fi, ligado à sua rede Wi-Fi, Rede Wi-Fi problemas, afetam a rede Wi-Fi, sítio ideal para o router Wi-Fi, funções do Router Wi-Fi

Para fazer um ciclo de energia do router, desligue-o utilizando o botão de alimentação. Se o router não tiver um botão de alimentação, pode desligar o cabo de alimentação (ou desligá-lo na tomada). Depois disso, aguarde pelo menos 30 segundos e ligue-o. Quando o router estiver ligado, tentará estabelecer uma ligação à Internet.

Reposição de fábrica do router

A reposição de fábrica pode ser uma ferramenta poderosa para corrigir uma luz vermelha intermitente no seu router. Restaura as predefinições do router, o que pode ajudar a resolver problemas de rede em caso de má configuração. Antes de repor o router, tenha em atenção que todas as suas configurações personalizadas, incluindo as definições de rede sem fios, serão perdidas. Certifique-se de que guarda todas as configurações personalizadas necessárias para facilitar a configuração após a reposição.

Pode repor o router de duas formas: premindo e mantendo premido o botão de reposição na parte de trás durante alguns segundos ou encontrando a opção de reposição no painel de administração. Após a reposição, ligue-o e configure a rede com as configurações de Internet adequadas. Se tudo correr bem, o router deverá deixar de apresentar a luz vermelha.

Será que o problema não está no operador?

Por vezes podem surgir problemas no próprio operador e aí não há nada a fazer a não ser esperar que eles próprios resolvam. A forma mais rápida de descobrir é utilizar o conhecido site DownDetector. No caso da Vodafone pode seguir esta ligação para verificar se há problemas. Pode fazer aqui o mesmo no caso da NOS ou aqui se tiver MEO.

Se houver relatos de problemas isto estará comunicado no site.

 

Vários factores podem fazer com que a luz vermelha do seu router fique intermitente. Isto pode dever-se a uma configuração incorrecta, a uma ligação de cabo solta, a um firmware desatualizado, a uma falha de serviço ou a outros problemas. O primeiro passo para corrigir a luz vermelha do router é verificar se existe uma ligação física solta ou um cabo com defeito. Se for a primeira vez que estabelece uma ligação, deve verificar se o cabo de Internet está ligado à porta correta.

Conclusão

Lidar com uma luz vermelha no seu router pode ser uma dor de cabeça, mas não tem de ser. Ao compreender o significado e ao conhecer as causas comuns de uma luz vermelha, pode resolver o problema de imediato. Desde verificar os cabos até atualizar o firmware do router, existem várias medidas que pode tomar para voltar a ter a Internet a funcionar. Neste artigo não falámos tanto da questão da atualização uma vez que no caso dos routers do operador isto não teria grande efeito. Para além disso sem Internet não conseguiria descarregar a atualização.

Lembre-se de que, se tiver tentado todos os passos de resolução de problemas e ainda não conseguir resolvera situação, poderá ser altura de contactar o seu fornecedor de serviços Internet. Eles podem ajudar a descobrir se existe um problema de rede mais amplo ou se o router precisa de ser substituído.

Veja aqui quando deve pedir um router novo ao seu operador.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também