Se está a comprar uma nova TV, é provável que esteja a tentar decidir entre os dois tipos de tecnologia de televisão mais populares atualmente disponíveis: TVs OLED e QLED. Cada uma tem seus prós e contras. No entanto, com uma delas fica melhor servido. Assim estas são as razões para comprar uma TV QLED!
As razões para comprar uma TV QLED em vez de uma OLED!
Relação qualidade preço
As televisões OLED caíram de preço ao longo dos anos, e as melhores televisões QLED às vezes podem custar tanto quanto as TVs OLED. No entanto, as TVs QLED vêm em tantas configurações diferentes que muitas vezes é fácil encontrar uma opção barata que ainda oferece uma experiência de visualização bastante sólida. Claro que os OLED têm uma excelente qualidade de imagem. No entanto as QLED continuam a ganhar se estiver à procura de um modelo que consiga encontrar o equilíbrio certo entre funcionalidades, desempenho e preço acessível.
Há mais variedade
Os OLEDs expandiram significativamente a sua gama nos últimos anos, com mais tamanhos e modelos, mas a variedade continua a ser pequena em comparação com os QLEDs. Embora a tecnologia QLED não exista há muito tempo, rapidamente ganhou força e foi amplamente adoptada por vários fabricantes.
Quer esteja a fazer compras na loja ou online, encontrará mais modelos QLED disponíveis em todos os tamanhos, marcas e pontos de preço em comparação com os OLED. Esta variedade significa que será mais fácil encontrar o televisor certo para a sua sala de estar e para as suas necessidades de visualização se optar por um QLED.
Os televisores QLED têm bastante brilho
Apesar de os televisores OLED terem um melhor contraste, o que resulta em imagens menos desbotadas nas zonas mais escuras do ecrã, os QLED são os mais brilhantes. Os televisores QLED utilizam retroiluminação para produzir brilho, em vez de utilizarem pixéis para criar luz. Estas retroiluminações LED produzem imagens extremamente brilhantes. Isto é ótimo se pretender colocar o televisor numa sala com muita luz ou se pretender ver muita televisão durante o dia.
Em comparação, as TV OLED dependem de pixéis produtores de luz para gerar brilho. Mesmo os OLED de melhor qualidade não conseguem, por isso, acompanhar os QLED em termos de níveis de brilho máximo.
Menos desgaste do ecrã
O Burn-in refere-se a uma marca visível que é criada no ecrã quando uma imagem fixa é apresentada durante um longo período de tempo. Embora todas as TVs sejam susceptíveis ao “burn-in” do ecrã, os OLED são especialmente sensíveis a este problema. Se só vai ver televisão algumas horas por dia, isto não é muito preocupante.
Mas se acha que vai estar muito agarrado à TV é melhor investir numa TV QLED que seja mais resistente ao desgaste do ecrã.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!