Está mais do que visto que a Google quer a passar a mensagem de que a sua estratégia relativamente aos smartphones está a mudar, e que por isso mesmo, além de parceira, a Google também é agora uma rival à séria no mundo mobile.
- Nota: Mudar? Sim, até aqui, a Google nunca apostou em hardware de topo para os seus smartphones Pixel. A ideia sempre passou por disponibilizar aparelhos interessantes, com um foco muito maior no software. Isto já não é suficiente.
A gigante Norte-Americana responsável pelo ecossistema Android está a aumentar o investimento nos componentes que dão vida aos smartphones Google Pixel, ao mesmo tempo que também baixa um pouco a sua margem de lucro em cada unidade vendida. A missão é vender o máximo possÃvel, e posicionar os smartphones Pixel como algo de especial e poderoso!
Isto é algo que tivemos a oportunidade de ver “um pouco” no ano passado com os Pixel 8. Mas, depois de um bom inÃcio de mudança de estratégia, está na hora de meter a segunda e chegar a outras rotações.
Google afirma que o Tensor G4 é incrÃvel. Resta saber em que sentido!
Portanto, como em qualquer smartphone à face da terra, muita da sua qualidade vai depender o SoC que lhe serve de base. Dito isto, a Google já não compra processadores à Qualcomm ou MediaTek. A Google desenha os seus próprios processadores, e depois entrega os designs a parceiras de produção para os tornar realidade. Este ano, o Tensor G4 vai ser produzido pela Samsung nas suas linhas de 4nm. Mas, em 2025, o Tensor G5 já vai ser produzido nas linhas de 3nm da TSMC, uma nova prova de que a Google quer competir nas gamas mais altas.
Dito tudo isto, a própria Google decidiu vir a público afirmar que o novo Tensor G4 da gama Pixel 9 vai ser “Game-Changing” (mudar o jogo!). Porém, a gigante da pesquisa e principal responsável pelo ecossistema Android não avançou com o porquê de isto ser a realidade.
O que nós sabemos a partir dos mais variados “leaks”, que o novo Tensor G4 é pelo menos 33% mais poderoso face ao “velho” Tensor G3, o que se deve a várias otimizações arquiteturais, mas também ao facto de a Google utilizar agora a linha mais recente e mais poderosa de 4nm da Samsung.
Além disso, é esperado que o SoC seja muito mais “fresquinho” face à geração passada. Um dos grandes problemas da gama Pixel 8.
Mas… O Tensor G4 vai ser o SoC mais lento da gama alta!
Apesar do facto de tudo isto ser muito positivo, e de ser uma clara evolução para a gama Pixel 9… A realidade é que o Tensor G4 vai ser o único SoC de 4nm na nova geração.
Isto vai fazer com que seja mais lento, menos eficiente, e provavelmente também mais quente, face a todos os outros processadores da nova geração Android para 2025, e na realidade, também os atuais e novos iPhone (iPhone 15 e iPhone 16).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!