Caso não saiba, apesar do sucesso quase absurdo da NVIDIA no mercado, a verdade é que já passaram anos desde a última vez que vimos uma placa gráfica da classe TITAN nas prateleiras.
Porém, o seu desaparecimento parece ser apenas temporário. A super poderosa vai regressar com a próxima arquitetura Blackwell, que deverá alimentar a próxima geração de placas gráficas RTX 50.
- LINK
RTX Titan vai voltar com as NVIDIA RTX 50!
Portanto, um novo ‘leak’ aponta para uma NVIDIA a trabalhar afincadamente em uma nova placa gráfica RTX Titan, um modelo que volta agora ao mercado depois de ter saltado 2 gerações.
Aliás, ao que tudo indica, a NVIDIA até trabalhou em versões Titan nestas mesmas duas gerações (RTX 30 e RTX 40), porém, achou que não faria sentido, ou que os limites de temperatura eram demasiado ousados.
Dito tudo isto, com o salto para um novo processo de produção, e com uma arquitetura renovada, mais poderosa, e muito mais eficiente, parece existir espaço para “Brincar” um bocadinho. Assim, embora a série Titan tenha sido historicamente direccionada para os jogadores, as suas capacidades permitiram que fosse utilizada para outros tipos de tarefas. Ou seja, com as ferramentas contemporâneas de IA generativa a funcionarem bem em hardware de consumo… A série Titan torna-se uma opção ainda mais atractiva para os profissionais.
Entretanto, em termos de performance, prevê-se que a placa Titan seja 63% mais rápida do que a RTX 4090. Além disto, a suposta RTX 5090 vai ser cerca de 48% mais rápida do que a RTX 4090. A RTX 5080 é alegadamente 29% mais rápida do que a RTX 4080 Super. Por último, espera-se que o RTX 5070 seja 26% mais rápido do que o RTX 4070 Super.
Quanto ao preço… Bem… Apenas sabemos que vai ser muito alto. Mas isso é verdade para toda a gama RTX 50.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!