Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O combustível, seja qual for o tipo, tem de ser manuseado corretamente. Isto porque se não tiver cuidado, o mais pequeno erro pode facilmente provocar um acidente. No entanto, embora a maioria das pessoas esteja ciente da volatilidade da gasolina, pode não dar tanta importância aos requisitos de armazenamento do gasóleo. Isto é interessante porque o gasóleo alimenta milhões de veículos em todo o mundo, desde camiões e autocarros a equipamento de construção e navios. Embora possa saber que o gasóleo é eficiente e potente, o que sabe sobre a sua segurança ou volatilidade? Os fumos do gasóleo são inflamáveis?

Os fumos do gasóleo representam um risco de incêndio?

O gasóleo é menos volátil do que a gasolina, o que significa que não se evapora tão facilmente e não produz tantos vapores inflamáveis a temperaturas normais. Então, isto significa que não é um risco de incêndio? Bem, não exatamente. O que realmente significa é que o gasóleo tem um ponto de inflamação mais elevado: a temperatura a que pode produzir vapor suficiente para se incendiar se houver uma faísca ou chama.

gasolina, fumos do gasóleo

Para lhe dar mais contexto, o ponto de inflamação do gasóleo varia normalmente entre os 52 graus Celsius a 82 graus Celsius. Em contraste, o ponto de inflamação da gasolina é de 43 graus Celsius.

Os fumos do gasóleo podem acumular-se a níveis perigosos em certos ambientes, especialmente com uma ventilação deficiente. Se estes fumos forem expostos a uma chama aberta ou a uma superfície muito quente, podem inflamar-se e provocar um incêndio. Isto é particularmente possível em espaços fechados, como uma garagem.

Já o ponto de inflamação mais baixo da gasolina significa que pode incendiar-se a uma temperatura mais baixa se os seus vapores interagirem com algo tão comum como um cigarro aceso, uma pequena faísca ou mesmo eletricidade estática. Assim, embora os vapores de gasóleo sejam menos inflamáveis do que os vapores de gasolina, nas circunstâncias certas, os vapores de gasóleo ainda podem representar um sério risco de incêndio.

incêndios nas bombas de gasolina, meter combustível, combustíveis, gasolina, gasóleo, incêndio abastecer

Em que situações é que o gasóleo se pode inflamar?

Se armazenar ou manusear gasóleo num espaço fechado sem fluxo de ar adequado, os fumos podem persistir e acumular-se ao longo do tempo. Numa garagem mal ventilada, por exemplo, uma única faísca de uma ferramenta eléctrica ou uma chama perdida de uma tocha de soldadura pode inflamar os vapores de gasóleo acumulados e iniciar um incêndio.

Naturalmente, os motores e a maquinaria pesada podem ficar muito quentes em utilização. Entretanto o próprio gasóleo pode provocar um incêndio se entrar em contacto com uma superfície muito quente. Assim, se o equipamento não for mantido adequadamente e as peças se desgastarem, permitindo que o gasóleo vaze e se derrame numa superfície muito quente, como um motor sobreaquecido, há uma grande probabilidade de ignição.

O gasóleo também pode inflamar-se sem uma fonte externa, num processo conhecido como ignição espontânea. Isto ocorre quando se armazena gasóleo em grandes quantidades num ambiente onde o calor se pode acumular. Num espaço confinado sem controlo de temperatura, o gasóleo dentro de um depósito de armazenamento pode atingir uma temperatura em que entra em combustão por si próprio.

Além disso, quando os vapores de gasóleo interagem com determinados produtos químicos, como oxidantes fortes, podem tornar-se mais voláteis. O gasóleo também pode ter um comportamento estranho quando há poeira combustível. Isto porque as poeiras combustíveis, quando suspensas no ar, criam uma atmosfera explosiva. Assim, uma combinação de vapores de gasóleo e excesso de poeiras combustíveis pode ser bastante perigosa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também