Em breve, a Google vai adicionar uma função importante à aplicação Play Protect relacionada com as apps. A proteção do ecossistema Android contra aplicações maliciosas poderá em breve permitir que os utilizadores voltem a analisar uma aplicação para detetar qualquer ameaça sem a desinstalar. A próxima funcionalidade da aplicação Play Protect será útil nos casos em que uma aplicação é incorretamente classificada como maliciosa.
Play Protect ganha nova função muito importante nas apps!
A mais recente funcionalidade de verificação do Play Protect surge na versão 41.9.17 da aplicação Google Play Store. A próxima atualização da aplicação Play Protect irá adicionar um novo botão “Rescan” na página de verificação da aplicação. Atualmente, a aplicação apenas oferece uma única opção “Desinstalar”. Ou seja, obriga-o a desinstalar uma aplicação prejudicial assim que esta é detectada.
No entanto, em breve não terá apenas a opção de desinstalar a aplicação, que pode ter sido incorretamente rotulada como ameaçadora. Poderá executar outra verificação dessa aplicação em particular. Esta funcionalidade será útil para aqueles que carregam aplicações nos seus dispositivos a partir de fontes de terceiros. Estas fontes surgem normalmente rotuladas por engano como prejudiciais pela aplicação Play Protect.
De acordo com a fonte, esta função da nova verificação do Play Protect está atualmente em desenvolvimento. Ele não está disponível diretamente na versão 41.9.17 da app Play Store. Como se pode ver pela imagem abaixo a nova opção de verificação estará disponível no canto superior direito do ecrã de verificação.
Espera-se que a nova funcionalidade esteja disponível na próxima atualização da aplicação Play Protect em breve. Iremos informá-lo assim que a nova funcionalidade se ativar.
Também está a chegar uma funcionalidade de verificação de APKs locais mais potente
Entretanto a Google também irá aumentar as capacidades de verificação de aplicações locais do Play Protect nas próximas actualizações. Em breve, o serviço Play Protect será mais eficiente na análise de ficheiros APK locais para proteger os dispositivos contra malware. A Google vai integrar as novas funcionalidades de verificação YARA na aplicação Play Store.
A ferramenta YARA fornecerá uma abordagem baseada em regras quando se trata de detectar famílias de malware. Assim a nova função de segurança permitirá que o Play Protect detecte uma gama mais ampla de malware com mais eficiência. Esta funcionalidade chegou na versão anterior 41.7.16 da aplicação Play Store. Deverá chegar a todos os utilizadores nos próximos dias.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!