Como deve imaginar, a NVIDIA, devido à falta de concorrência por parte da AMD, e lucratividade quase obscena que está a ter no lado da Inteligência Artificial, não está muito interessada em lançar placas gráficas de nova geração.
Sim, é óbvio que vamos ter placas RTX 50 no mercado, eventualmente…
RTX 50: Pensava que chegavam em 2024? Esqueça isso!
Portanto, o mercado tem estado muito silencioso no campo das placas gráficas, ainda assim, ao que tudo indica, a NVIDIA está a preparar um anúncio para a CES 2025, que deverá acontecer entre os dias 7 e 10 de Janeiro do próximo ano.
Isto não significa que a gigante Norte-Americana vai logo disponibilizar um monte de placas gráficas no mercado, especialmente porque a própria já afirmou que a próxima geração vai ter (outros) problemas de produção (que obviamente não estão relacionados com a estratégia de manter stocks baixos e preços altos).
Mas, é muito provável que as primeiras RTX 50 cheguem às prateleiras ainda durante o primeiro trimestre de 2025. Estas placas gráficas vão ser baseadas na arquitetura Blackwell, e devem trazer várias melhorias interessantes face às atuais RTX 40.
A performance deve ser incrível nos modelos mais poderosos! Mas, os preços também devem ser assustadores.
Como vai ser de preços?
Bem, como tem sido até aqui, não espere preços simpáticos por parte da NVIDIA. Especialmente na gama mais alta. Porquê? Bem, a AMD vai repetir uma estratégia do passado, ao ficar completamente focada na gama média, ou melhor, na gama de produtos focados na Performance-Preço.
Uma boa ideia, visto que a AMD não é capaz de rivalizar com a NVIDIA nas gamas mais altas do mercado há quase uma década, e como tal, pode ser boa ideia mudar a estratégia. (Porém, desta vez, fica também a sensação de que a AMD quer começar a apostar mais na IA, e como tal, não quer usar demasiada força de produção em placas gráficas pensadas para jogos que depois não se vão vender).
Conclusão
Em suma, a NVIDIA está a fazer dinheiro como nunca graças à loucura do IA. Como tal, não está com grande pressa de lançar novos produtos para os gamers.
Ainda assim, as RTX 50 devem trazer muita e boa performance (RTX 5080 mais rápida que a RTX 4090, por exemplo). Bem como um novo foco na eficiência energética, o que até deverá resultar em produtos mais pequenos e mais leves.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!