Snapdragon 8 Gen4 vai ser caro… Mas vai ser incrível!

Já muito foi dito acerca do encarecimento muito significativo no preço por unidade do SoC topo de gama da Qualcomm para a nova geração de smartphones Android, o Snapdragon 8 Gen4. Com vários relatos a apontar para um acréscimo de 40 dólares por unidade. Sendo exatamente por isso que até já foi dito que a culpa do encarecimento da nova geração pode estar aqui, em conjunto com tudo aquilo que está a acontecer no lado dos chips que dão vida à memória RAM e armazenamento interno.

  • Nota: Aliás, até existem relatos de uma Samsung pronta a adotar produtos da MediaTek, de forma a fugir ao encarecimento absurdo da Qualcomm.

Porém, com o aumento de preço, parece que também vamos ter uma melhoria em tudo, ou em quase tudo, a um nível cada vez mais raro no mundo mobile.

Snapdragon 8 Gen4 vai ser caro… Mas vai ser incrível!

Câmara Galaxy S24 Ultra, s24 ultra, Galaxy S24, gravar vídeos a 30 ou 60 FPS

Portanto, de forma muito resumida, os novos testes de performance e eficiência mostram um Snapdragon 8 Gen4 capaz de chegar ao pico de performance do atual Dimensity 9300 da rival MediaTek, a consumir metade da energia. Além disso, com temperaturas muito mais baixas, o que claro está, significa que consegue manter aquela performance durante muito mais tempo. Isto no lado do GPU.

Ou seja, com a passagem para os 3nm da TSMC, a Qualcomm não quis apenas apostar na performance pura e dura, mas sim na performance por watt (eficiência energética).

Entretanto, o aumento da eficiência energética não acontece apenas no lado do GPU, mas também no lado do CPU. Porém, neste lado, para alcançar níveis de performance realmente aliciantes, o aumento da eficiência fica apenas à volta de um único dígito percentual.

Porém, no lado do CPU, temos de ter em conta que a Qualcomm vai usar os mesmos exatos núcleos Oryon que já andam a fazer das suas no mundo dos portáteis com os SoC Snapdragon X Elite. Um SoC que foi capaz, em vários testes, de meter no bolso o muito famoso e elogiado Apple M3.

Antes de mais nada, está entusiasmado com a nova geração Android? Ou acha que a performance já não é um problema na gama mais alta há vários anos? Em vez disso, as fabricantes têm de inovar os seus designs, e acrescentar mais funcionalidades interessantes aos seus produtos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também