A centralina é um componente crucial num automóvel, uma vez que atua como o cérebro que controla várias funções do motor. Funciona em conjunto com vários sensores, fios e conectores para garantir um desempenho e uma eficiência óptimos. Dito isto, gere a injeção de combustÃvel, a regulação da ignição e outros sistemas eléctricos, desempenhando um papel crucial na manutenção da saúde do motor do veÃculo. Para além disso também armazena códigos de erro quando surgem problemas no automóvel. Embora na maioria das vezes não surjam problemas, há sempre uma altura em que a centralina do carro pode estar a falhar. Mas como descobrir?
Os sinais que a centralina do seu carro está a falhar
A luz de verificação do motor está acesa
Um dos sinais mais imediatos de uma centralina com mau funcionamento é a ativação da luz de verificação do motor. Quando a centralina falha, pode interpretar incorretamente os sinais dos sensores ou não conseguir comunicar corretamente com o motor do veÃculo, fazendo com que a luz se acenda. Embora possam existir outras razões para a luz de verificação do motor se acender uma centralina avariada é um forte sinal de aviso.
Ignorar a luz de verificação do motor pode levar a mais complicações, potencialmente causando danos no motor e noutros componentes vitais do seu automóvel. Por isso, é sempre melhor levar a sério a luz de controlo do motor e mandar inspecionar o veÃculo imediatamente.
Mau desempenho do motor
Uma vez que a centralina é responsável pela gestão de funções cruciais, como a regulação da ignição e a mistura ar-combustÃvel, a sua avaria pode fazer com que estes processos se tornem erráticos, conduzindo a quedas visÃveis no desempenho do motor. Como resultado, pode ocorrer uma redução significativa da potência, tornando a aceleração lenta ou irregular. Isto pode ser particularmente notório durante atividades que requerem potência adicional. Poderá notar um atraso significativo na resposta ao premir o pedal do acelerador, ou verificar que o veÃculo não tem potência durante a aceleração.
Nalguns casos, uma centralina avariada pode dificultar a manutenção de uma velocidade constante do veÃculo, ou o motor pode parar ou mesmo desligar-se inesperadamente.
Economia de combustÃvel ineficiente
A centralina também desempenha um papel crucial na gestão do sistema de injeção de combustÃvel, garantindo que o motor recebe a quantidade correcta de combustÃvel nos momentos certos. Quando o ECM está a funcionar corretamente, optimiza a relação combustÃvel/ar, contribuindo para uma combustão eficiente e maximizando a economia de combustÃvel. No entanto, se o ECM começar a falhar, já não consegue regular com exatidão a mistura de combustÃvel.
O carro não pega
Um sinal alarmante de uma centralina é quando o carro não pega. Em alguns casos, o motor pode arrancar mas não pegar, o que pode dever-se ao facto de a centralina não enviar os sinais corretos para os injetores de combustÃvel ou para o sistema de ignição. Em alternativa, o motor pode não arrancar de todo, indicando uma avaria mais grave da centralina. Este problema pode ocorrer de forma intermitente ou constante, tornando-o difÃcil de detectar sem um diagnóstico adequado.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!