Já não é novidade para ninguém, que apesar da falta de aposta da gama alta do mercado de placas gráficas, a AMD anda a preparar uma arquitetura RDNA 4 mais poderosa, mais eficiente, e com um foco muito maior no Ray-Tracing.
Esta arquitetura teve alguns dos seus detalhes publicados na Internet, algo deveras interessantes, visto que deverá ser a arquitetura gráfica que vai dar vida à PlayStation 5 Pro (PS5 Pro).
Arquitetura gráfica da PS5 Pro chegou à Internet!
Portanto, segundo o que tem chegado à Internet, a AMD quer que o Ray-Tracing ganhe uma nova importância na sua nova geração de placas gráficas, ao oferecer um bom nível de performance sem ter um grande impacto na rasterização normal. Isto significa que a nova arquitetura tem mais hardware dedicado para retirar peso do hardware mais tradicional pensado para rasterização, ou seja, performance pura e dura.
- Nota: Mais concretamente, é esperado um aumento de 100% na performance Ray-Tracing face à arquitetura RDNA 3. Uma arquitetura que por sua vez já significou um aumento de 50% face à “velha” RDNA 2 (que dá vida à PS5).
Estas funcionalidades devem fazer parte do leque de novidades da PlayStation 5 Pro! Uma consola que deve ser anunciada ainda no final de 2024, ou o mais tardar no início de 2025. Entretanto, as novas placas gráficas Radeon 8000 baseadas na mesma arquitetura devem chegar ao mercado apenas no próximo ano.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acredita que existe espaço para uma PS5 mais poderosa, mas obviamente mais cara? Ou é algo que não faz o menor sentido na atual geração de consolas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!