Os smartphones vão ficar bem mais confusos a partir de agora!

Isto já não é novidade para alguns utilizadores, mas, a coisa vai ficar apenas pior ao longo dos próximos meses/anos. Isto à medida que as fabricantes vão adotando mais e mais funcionalidades baseadas em software complexo e cada vez mais avançado. (Como é o caso da IA).

Especialmente no lado da Samsung e Apple, as fabricantes mais populares e com mais alcance no mundo mobile, que nos últimos anos têm feito o tudo por tudo para oferecer um suporte de software de nível realmente muito alto.

Mas, a realidade é que, depois de vários anos em que (quase) tudo era lançado para todos, vai começar a ser comum assistir ao anúncio de um qualquer smartphone, ou qualquer outro aparelho eletrónico, ao mesmo tempo que se questiona… “Será que aquela nova funcionalidade super interessante vai estar disponível para mim?”.

Os smartphones vão ficar bem mais confusos a partir de agora!

s24 ultra, iPhone, Samsung a Apple, iPhone Android seguros

Portanto, caso não saiba, o novo serviço de Inteligência Artificial da Apple (Apple Inteligence), que deve chegar aos iPhone 15 Pro e Pro Max, bem como aos novos iPhone 16, ainda durante este ano de 2024. Vai oferecer funcionalidades diferentes consoante a região onde está.

Porém, isto já acontece no lado Android da coisa há algum tempo, especialmente no lado dos aparelhos Pixel. (Que deveriam mostrar o caminho ao ecossistema Android, mas ao mesmo tempo também demonstram muitas das suas limitações).

Infelizmente, a era de tudo para todos está cada vez mais ultrapassada.

Por exemplo, algumas das funcionalidades do Galaxy AI dos Galaxy S24 estão limitadas à região onde está por não existir suporte a certas linguagens. O mesmo acontece nos smartphones Pixel 8 do ano passado que têm mesmo muita pouca coisa disponível na Europa. Além, como dissemos em cima, a IA da Apple também não vai chegar para todos, ao ser muítissimo limitada na União Europeia.

Isto é algo que vai ficar apenas mais complicado, não só porque nunca irá existir suporte para muita coisa, devido à impossibilidade de adaptar software a algumas das linguagens menos utilizadas à face da terra. (Nós vamos passar por isto com o PT-PT). Mas também à medida que as regulamentações à volta do software inteligente (IA) ficam mais complexas. (E também dependentes de governos ou associações especializadas no assunto.)

Vai ser impossível lançar uma funcionalidade, e a mesma ficar disponível para todos. O que claro está, significa que no futuro, um iPhone 16 Pro ou S25 Ultra vai ter mais valor em um território, do que um outro qualquer. Isto apesar de ser o mesmo exato aparelho, a custar o mesmo exato dinheiro.

Está pronto para esta nova realidade? Em que assistir a um anúncio, ou ler uma lista de capacidades técnicas, vai deixar de ser suficiente para ter uma ideia concreta da capacidade de um novo smartphone? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também