App de streaming pirata engana App Store: milhares de downloads!

A Apple tem muitas directrizes que os programadores têm de seguir quando pretendem distribuir uma aplicação através da App Store. Entretanto existe uma equipa de revisão que verifica se as aplicações cumprem as regras. No entanto, não é raro ver aplicações a enganar a Apple para aprovação, o que aconteceu recentemente com uma app de streaming pirata que entrou na App Store.

App de streaming pirata engana App Store: milhares de downloads!

Uma aplicação peculiar chamada “Collect Cards: Store box” esteve disponível na App Store há mais de um ano. A descrição da App Store não diz muito sobre ela, enquanto as capturas de ecrã mostram uma interface simples com o que parece ser uma aplicação para gerir fotografias e vídeos como assinala o site 9to5Mac.

Mas, na realidade, quando os utilizadores descarregam a aplicação, esta transforma-se numa plataforma de streaming pirata, com conteúdos da Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, HBO Max e até da Apple TV+.

BURBANK, CALIFORNIA – OCTOBER 29: Tony Goncalves, Chief Executive Officer of Otter Media, speaks onstage at HBO Max WarnerMedia Investor Day Presentation at Warner Bros. Studios on October 29, 2019 in Burbank, California. (Photo by Presley Ann/Getty Images for WarnerMedia)

Apesar de passar despercebida durante todo esse tempo, a aplicação chegou a alcançar o top #2 das apps gratuitas mais descarregadas na App Store no Brasil. Mas como é que os criadores conseguiram enganar a equipa de revisão da App Store?

O 9to5Mac descobriu que app verifica a zona onde a pessoa está localizada. Isto para determinar se deve mostrar a interface básica ou a interface de streaming pirata.

Não sabe ao certo em que regiões, além do Brasil, o conteúdo de streaming pirata está disponível. Mas ela esteve em vários países do mundo.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também