Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo pode ser um processo menos simples. A pressão de vácuo produzida pelo movimento dos pistões no seu motor não é apenas utilizada para puxar a mistura combustível-ar para os cilindros através das válvulas de admissão. Uma série de mangueiras provenientes do coletor de admissão distribui esse vácuo a outras partes do seu automóvel. Mas afinal como é possível descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel? Pode ser muito importante!
Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?
Uma fuga de vácuo normalmente não impede o arranque do motor. No entanto pode ser um dos problemas que activam a irritante luz “do motor” no painel de instrumentos. Também pode causar outros problemas, como um ralenti elevado ou um fraco desempenho sob carga, como ao acelerar ou subir uma colina.
Confie nos seus olhos e ouvidos
As verificações mais simples que pode efetuar para encontrar uma fuga de vácuo suspeita requerem apenas um pouco de paciência e ferramentas que estão permanentemente instaladas na sua cabeça. Inspeccione visualmente as mangueiras de vácuo para verificar se existem fissuras e certifique-se de que ambas as extremidades de todas as mangueiras estão bem assentes. Também é útil ligar o motor e deixá-lo ao ralenti enquanto mexe a cabeça, à procura de um assobio agudo. Naturalmente, tenha cuidado com as peças móveis, como as correias dos acessórios e a ventoinha de arrefecimento. Certifique-se também de que mantém o cabelo comprido preso e as mãos fora da zona de perigo.
A menos que tenha uma grande fuga de vácuo, o ruído pode ser eliminado pelos sons do motor e pode ser difícil detectá-lo apenas com os ouvidos. Se for esse o caso, pode também tentar cortar algumas das linhas de vácuo. Isto pode ajudar a identificar um componente com fugas, como um servo-freio ou um avanço de vácuo do distribuidor.
As fugas de vácuo também podem ser causadas por um coletor de admissão solto ou rachado.
Alguns testes avançados
Se não conseguir ver ou ouvir de onde vem a fuga de vácuo, existem alguns outros testes que pode efetuar. As fugas de vácuo que levam à entrada de ar em excesso no motor podem ser localizadas utilizando uma tocha de propano apagada, uma lata de líquido de arranque, um produto de limpeza do carburador ou um produto de limpeza dos travões. Todas estas substâncias são combustíveis e – quando entram no motor através de uma fuga de vácuo – fazem com que o ralenti seja mais rápido e mais suave do que quando está a aspirar ar em excesso através da fuga.
O WD-40, que tem inúmeras outras utilizações na reparação e manutenção de automóveis, também pode ser utilizado para este teste. Uma vez que todas estas substâncias são inflamáveis, tenha cuidado para não as pulverizar nos colectores de escape quentes. Ou então perto dos terminais da bateria, que podem formar arcos voltaicos e gerar faíscas.
Entretanto como em qualquer tarefa de reparação automóvel, é boa ideia ter à mão um extintor de incêndio químico ou um cobertor anti-fogo para o caso de ocorrer um acidente. Também existem formas menos primitivas de detetar fugas de vácuo.
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