Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade de descarga de 80 kWh corresponde a 80% da capacidade total da bateria. Mas para que interessa isto? Na realidade é muito importante!

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

Embora a profundidade de descarga seja frequentemente medida como o kWh que representa uma determinada percentagem da capacidade total, também pode ser útil pensar nela como a diferença entre o estado de carga inicial e final quando utiliza o seu veículo elétrico. Por exemplo, se começar uma viagem com 80% de carga e terminar com 30%, pode pensar nisso como uma profundidade de descarga de 50%. Esta é a definição que utilizaremos para a profundidade de descarga neste artigo.

profundidade de descarga

Foi bastante bem estudado que o uso de profundidades de descarga mais baixas pode ajudar a preservar a saúde da bateria.Incluindo vida útil, capacidade e potência. Ainda não se sabe exatamente como é que este trabalho de laboratório se traduz em baterias configuradas com um sistema de gestão de baterias num automóvel. Embora a ciência seja sólida, as baterias de veículos eléctricos têm muito software e hardware concebidos para proteger a saúde das células individuais da bateria.

O que dizem os estudos

Um dos estudos publicado aqui mostra que se consegue melhorar em quatro vezes a profundidade de descarga quando ela só é submetida a ciclos entre 80% e 30%. Isto se compararmos com uma bateria submetida a ciclos de 100% a 0%. Isto embora, no mundo real, as baterias de iões de lítio nos automóveis nunca atinjam 100% ou 0%.

Outro estudo assinalado pela RecurrentAuto também mostra que a saúde da bateria é melhorada limitando a profundidade da descarga e o estado da carga. Verificaram que, mantendo o estado de carga constante, uma profundidade de descarga entre 40-60% e 25-70% registou apenas uma redução de 12% da capacidade. Isto após o equivalente a 700 ciclos completos. No entanto, com uma profundidade de descarga de 100% para 5%, as células registaram uma redução de 20% na capacidade. Tudo com o mesmo número de ciclos equivalentes.

A conclusão é que menos é mais, desde que corresponda às suas necessidades de condução e estilo de vida.

Digamos que precisa de utilizar 50% da sua bateria durante um fim de semana. Aqui estão duas formas de o fazer.

Por outras palavras, em vez de utilizar 50% da bateria antes de a recarregar, pode utilizar 20% da bateria, recarregar e depois utilizar mais 30%. No exemplo acima, em vez de passar de 80% para 30%, poderia passar de 60% para 40%. Depois recarregar novamente para 60% e descarregar até 30%.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também