Microsoft prepara revolução no Menu Iniciar do Windows 11

O menu Iniciar do Windows 11 recebeu recentemente uma função que adiciona um painel flutuante ao lado direito do menu Iniciar. Deste modo permite que olhe rapidamente para algumas coisas que estão no smartphone. No entanto, isto é apenas um pormenor e a verdade é que a Microsoft vai apostar numa verdadeira revolução no Menu Iniciar do Windows 11.

Microsoft prepara revolução no Menu Iniciar do Windows 11

No caso do vínculo ao telemóvel, o painel complementar utiliza uma funcionalidade chamada “Cartões adaptáveis”. Poderá tê-los visto quando utilizou uma aplicação da Microsoft. A ideia é que agora esses painéis estejam disponíveis no menu Iniciar e de várias formas diferentes. Em alguns casos complementando o que estamos a ver no menu Iniciar e noutros dando mais informações sobre algumas apps que venham nesse sentido.

O investigador da Microsoft, Albacore, encontrou referências à funcionalidade no menu Iniciar antes de esta ser lançada. A propósito disto o site WindowsLatest também conseguiu ativar um painel.

no Menu Iniciar do Windows 11

O Windows Latest tentou executar esta janela complementar do menu Iniciar e foi bem-sucedido em nossos testes. Neste caso específico o painel aparece no lado esquerdo e exibe informações sobre o clima e o mercado. Ao clicar nele, é redirecionado para a página de meteorologia do MSN.

Neste momento os programadores já podem criar estes menus adicionais para as suas aplicações e posicioná-los num dos lados do menu Iniciar. Note-se que apenas dois Companions podem aparecer em cada lado do menu Iniciar.

Tal como acontece com a aplicação de vínculo ao telefone, também a Microsoft pode disponibilizar estes painéis complementares para aplicações nativas ou aplicações utilizadas frequentemente como o Teams, WhatsApp, Outlook, etc. Assim, pode ver rapidamente as mensagens ou e-mails da sua equipa.

Estes painéis também são muito personalizáveis. Pode selecionar os elementos que surgem no painel e optar por ocultar os que não precisa. Por exemplo, pode selecionar se as chamadas ou mensagens recentes aparecem ou não no painel do Phone Link.

É provável que mais empresas e programadores comecem a trazer os seus próprios paineis para o menu Iniciar, e será possível personalizar totalmente a experiência.

No entanto, esta não é a única alteração a chegar…

A Microsoft está a fazer experiências com a disposição da secção Todas as aplicações no menu Iniciar. Anteriormente, uma opção de disposição em grelha aparecia no menu Iniciar, o que facilitava a navegação pela longa lista de aplicações instaladas.

Agora, está também a preparar-se uma opção agrupada que apresentará os ícones em categorias. Ambos os layouts irão melhorar a forma como encontra e navega pelas aplicações no menu Iniciar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também