Muitos serviços populares em todo o mundo estão a enfrentar interrupções, tudo graças ao BSODing dos PCs com Windows. O problema generalizado desta falha nas máquinas Windows afeta vários serviços, incluindo bancos, companhias aéreas, emissoras e até sistemas de emergência. A propósito disto vários aeroportos em todo o mundo suspenderam os seus voos ou foram forçados a emitir cartões de embarque manuscritos, enquanto os médicos não conseguem verificar os registos dos pacientes para realizar cirurgias.
Falha no Windows está a levar os serviços mundiais a parar!
As primeiras informações sugerem que os PCs com Windows em todo o mundo estão a sofrer um BSODing devido a uma atualização lançada pela empresa de cibersegurança CrowdStrike para o Falcon. A ferramenta permite à s empresas gerir a segurança dos seus PCs com Windows. Aparentemente, a atualização com erros coloca os PCs com Windows num ciclo de arranque de recuperação, impedindo-os de arrancar corretamente. A empresa emitiu uma declaração dizendo que seus “engenheiros estão a trabalhar ativamente para resolver este problema”.
Abaixo está o post do CEO da CrowdStrike no X sobre o assunto:
Good morning. Stay in bed today. Early reports suggest Crowdstrike Falcon – a computer threat checker used by lots (and lots and lots) of businesses pushed out an update that might have broken a lot of computers. Airlines, businesses etc affected https://t.co/amhNIqe1Ss
— Chris Stokel-Walker (@stokel) July 19, 2024
A interrupção causou uma enorme perturbação em todo o mundo, levando muitas companhias aéreas, emissoras e supermercados a encerrarem os seus serviços. Nos EUA, as principais companhias aéreas, como a Delta e a United, suspenderam os voos que estavam prestes a descolar. Os BSODs também levaram a interrupções generalizadas dos sistemas de emergência 911 no Alasca, Arizona, Ohio e noutros estados importantes.
Os relatos da interrupção surgiram pela primeira vez na Austrália, e os principais serviços em todo o mundo logo se juntaram com reclamações semelhantes. A Microsoft também reconheceu o problema e está a trabalhar para o mitigar.
A solução alternativa requer a eliminação manual de um ficheiro do diretório do CrowdStrike
Entretanto, trata-se, de longe, da maior interrupção que atingiu os serviços de TI a nÃvel mundial, embora, felizmente, não afete os PCs Linux e Mac. Caso contrário, o seu impacto poderia ter sido muito, muito maior. Ainda assim, esta falha é maior do que a recente falha de roaming internacional que as principais operadoras dos EUA enfrentaram durante algumas horas.
Assim uma aparente correção requer a reinicialização manual de todos os PCs afetados, o que pode dificultar o regresso rápido à Internet.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!