Gboard vai receber opção para mudar o tipo de fonte mas…

A Google pode estar a trabalhar numa opção para escolher entre tipos de letra diferentes no Gboard. Atualmente, a aplicação de teclado da Google apenas apresenta caracteres na sua fonte predefinida. Ou seja, ignora a fonte definida nas definições do dispositivo. Agora isto poderá mudar em breve. No entanto a opção para mudar o tipo de fonte no Gboard pode não chegar de forma tão completa como se espera.

Gboard vai receber opção para mudar o tipo de fonte mas…

O Android Authority encontrou referências à nova opção no código da última versão beta da aplicação Gboard (v14.4.06.646482735). De acordo com o relatório, as configurações do Gboard podem receber uma nova opção “Fonte” em breve. Atualmente, esta última não está disponível por defeito, mas a fonte poderá permitir-lhe oferecer uma pré-visualização.

Infelizmente, a funcionalidade pode não oferecer tudo o que seria de esperar.

Aparentemente, não lhe permitirá definir livremente o tipo de letra que pretende, mas sim escolher se pretende que o Gboard apresente o tipo de letra predefinido da aplicação do teclado ou o tipo de letra do sistema do dispositivo. Nativamente, o Android ainda não permite alternar entre diferentes estilos de letra para todo o sistema operativo. No entanto, existem skins personalizadas, como a One UI ou a OxygenOS, que permitem fazê-lo.

Assim, se implementada, a nova opção do Gboard não será útil para os utilizadores do Android cujos dispositivos não incluam uma skin personalizada com a opção de escolher entre várias fontes do sistema. No entanto, os dispositivos que permitem esse tipo de personalização oferecerão uma experiência mais coesa, combinando a fonte do teclado com a do sistema operativo.

Gboard mudar fonte

Atualmente, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento, mas é funcional quando ativada. Os planos da Google relativamente à implementação da funcionalidade de alteração do tipo de letra do Gboard são desconhecidos. Em todo o caso, esperemos que seja o primeiro passo para um futuro em que a empresa permita alterar o tipo de letra da aplicação do teclado e de todo o sistema operativo Android sem recorrer a aplicações de terceiros, mods ou skins personalizadas.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também