Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e com um potencial tremendo para transformar a forma como utilizamos este tipo de aparelho, hoje em dia tão importante, no nosso dia-a-dia.

Porém, mesmo neste mundo em que quase tudo é a mesma coisa, e nenhuma fabricante parecer ter grande vontade de inovar, por vezes aparece uma outra marca com vontade de subir de nível. Quer acredite quer não, se existia uma marca que estava presa num limbo estranho, em que não era carne (topo de gama) nem era peixe (gama baixa), era a Google com os seus smartphones Pixel. Ao que tudo indica isto mudou um bocadinho com os Pixel 8 do ano passado, e vai voltar a subir de nível em 2024 com os novos Pixel 9.

Como é óbvio, não podemos dizer se são bons ou maus sem os ver. Mas, podemos analisar todos os leaks, que conhecendo a Google como conhecemos, são muito reais.

  • LINK

Pixel 9: Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

Portanto, caso não saiba, especialmente no lado da performance fotográfica, a Google é conhecida por fazer muito com pouco hardware. Os aparelhos Google Pixel são quase sempre interessantes, mas também quase sempre longe dos tops de performance, e na realidade também longe dos tops de vendas.

Isso vai mudar agora em 2024, com uma Google muito mais focada em hardware realmente poderoso e eficiente. Assim, se uma fabricante é capaz de fazer muito com pouco… O que fará com muito? Vamos olhar para aquilo que já sabemos!

Pixel fold, 9 Pro Fold

  • Novo Ecrã OLED topo de gama, mais brilhante, melhor leque de cores, e mais eficiência energética.
  • SoC baseado no Exynos 2400, com um processo de produção otimizado. Não vai ser rival dos novos SoC topo de gama que deverão dar vida ao iPhone 16 e Galaxy S25. Ainda assim, é um processador que pode trazer algumas surpresas. Especialmente neste novo mundo em que a performance pura e dura já não depende apenas e só da capacidade de processamento do SoC.
  • Modem novo, com velocidades mais altas e consistentes. A cobertura também deve ser maior, tanto 4G como 5G.
  • Novo sensor ultrassónico para a impressão digital. Muito provavelmente o mesmo do Galaxy S24 Ultra.
  • Sistema de refrigeração mais poderoso de forma a anular todos os problemas de sobreaquecimento.
  • Módulo de câmaras renovado e melhorado em toda a gama.
  • Design renovado e mais em linha com aquilo que a Apple, Samsung, Xiaomi, etc… Andam a oferecer.

É uma atualização iterativa ou um bocadinho mais “pesada”? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também