A Microsoft quer que todos deixem de utilizar o Google Chrome e mudem para o Edge baseado em Chromium. No passado, a Microsoft empregou várias táticas para desencorajar o uso do Google Chrome. Agora está a explorar uma ideia que acompanha a utilização do browser no Windows 11.
Microsoft quer que todos deixem de utilizar o Google Chrome
Conforme detectado pela primeira vez pelo Windows Latest, as recentes atualizações do canal Canary do Microsoft Edge incluem várias referências a uma função interna que parece influenciar o comportamento da pessoa e a utilização do browser. É importante notar que a Microsoft está a explorar internamente essas métricas. Assim elas podem nunca chegar ou utilizar-se num canal de produção.
A propósito disto foi encontrada uma referência a “msNurturingFeatureChromePBTrigger”, que parece estar relacionada com a ativação da Navegação Privada do Chrome, possivelmente encorajando as pessoas a mudarem para o Edge quando usam a Navegação Privada do Chrome. Depois, há outra referência chamada “msNurturingFeatureEdgeBrowserUsageLessThanThresholdPolicyManagerTrigger”.
O texto parece sugerir que esta pode ser uma métrica interna que se ativa quando a utilização do Edge desce abaixo de um determinado limite.
O Windows Latest notou outro gatilho interessante chamado “msRewardsOpenActionCenterOnChromeDownloadThankyou”. Assim pode estar relacionado com um pop-up relacionado com o Edge ou com as Microsoft Rewards quando descarrega o Chrome.
Existem várias outras referências à campanha “Use o Edge, não o Chrome”.
Olhando para tudo é fácil perceber-se que estes sistemas, embora possam não influenciar a nossa decisão ao nÃvel do browser, podem utilizam os dados para decidir se mantém ou não uma campanha especÃfica do Microsoft Edge.
Na prática a Microsoft pode utilizar todas estas coisas para recolher dados e entender melhor como as pessoas utilizam o Edge ou o Chrome. Depois mediante o que se concluir podem-se alterar algumas campanhas ou não.
Escusado será dizer que as últimas novidades parecem orientar os utilizadores para a utilização mais frequente do Microsoft Edge. Especialmente se forem grandes utilizadores do Chrome.
Como mencionado no inÃcio, o Windows 11 já forçou os utilizadores a definir o Bing como motor de busca predefinido, citando o GPT-4 e outras funcionalidades.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!