O preço médio dos smartphones flutuou significativamente nos últimos cinco anos, de mais de 318 Euros em 2021 para 287 em 2024. Embora muitos tenham visto com bons olhos esta queda de 10% nos preços, os anos seguintes trarão exatamente a tendência oposta. De acordo com dados apresentados pela AltIndex.com, o preço médio por unidade no mercado de smartphones deve aumentar 15% e atingir mais de 328 Euros em 2029, o maior aumento entre todos os dispositivos de tecnologia.
Vai ser muito mais caro comprar um smartphone em 2029!
Atualmente, os smartphones utilizam várias tecnologias avançadas para melhorar o desempenho, a funcionalidade e a experiência do utilizador. No entanto, estas inovações tecnológicas, incluindo a IA e a aprendizagem automática, e a introdução de mais modelos de gama média e premium, têm um custo.
Desde 2019, o preço médio do iPhone da Apple aumentou aproximadamente 23%. Os smartphones Android tiveram um aumento ainda maior neste perÃodo, com os seus preços a subirem 29% para uma média de 335 Euros, o que ainda é relativamente modesto em comparação com as tendências de preços premium no segmento do iPhone.
De acordo com um inquérito da Statista, a maioria das pessoas gastará muito menos do que isso na compra de um novo smartphone. Ou seja, 287 Euros. Trata-se do preço médio dos smartphones em 2024. No entanto, este valor irá aumentar nos anos seguintes. O Statista espera que o preço médio do smartphone cresça por cinco anos consecutivos e atinja mais de 328 Euros em 2029, 15% a mais do que este ano. Graças a este salto de preço, o maior entre todos os dispositivos tecnológicos, os smartphones tornar-se-ão mais caros do que os tablets.
O Statista prevê que o preço médio por unidade no segmento dos tablets cresça 3% e atinja 315 Euros em 2029. Ou seja, menos 13 do que no mercado dos smartphones. Os computadores portáteis registarão um crescimento de preços de 6,6% neste perÃodo, passando de 706 Euros em 2024 para 753 em 2029. Os preços médios das câmaras digitais e dos auscultadores VR permanecerão inalterados. Já os PC de secretária são os únicos dispositivos com uma queda de preço projetada de 1%.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!