O calor está a apertar e nesta altura as pessoas recorrem a todos os truques que podem para ter a casa fresca. Uns são eficazes e não causam problemas. Outros embora possam funcionar representam um verdadeiro perigo. É exatamente o que se passa com o truque viral da ventoinha e gelo. Resulta, mas a verdade é que e muito perigoso.
Muito cuidado com o truque viral da ventoinha e gelo!
As pessoas têm procurado várias vezes no Google pela melhor forma de manter a casa fresca. Isto não é de estranhar, uma vez que já tivemos vários picos de calor. Ora um dos truques que se encontra sobretudo no TikTok e mais utilizados é como construir um ar condicionado a partir de uma ventoinha e uma garrafa de água. No entanto, a verdade é que pode ser muito perigoso.
Um truque prático e económico para fazer com que a ventoinha sopre ar mais fresco nos dias quentes de verão pode parecer tentador no calor sufocante. No entanto, se experimentar estes truques do TikTok, pode estar a colocar a sua casa ou a si próprio em risco de algo muito, muito mais quente: incêndios domésticos.
Água e eletricidade são uma receita para o desastre
Se ainda não viu os truques de ar condicionado das redes sociais para arrefecer a sua casa este verão, pode sentir-se confuso quanto ao facto de poderem ser perigosos. A maioria destes truques envolve a colocação de uma toalha molhada congelada, garrafas de água congeladas ou mesmo uma taça com cubos de gelo soltos ao lado ou em cima de uma ventoinha de caixa normal. De forma alarmante, a pesquisa no Google por “colocar uma toalha molhada sobre uma ventoinha torna-a mais fresca?” aumentou 5.000% apenas na última semana. Mas a verdade é que colocar toalhas congeladas ou húmidas sobre ou perto de ventoinhas eléctricas pode parecer uma forma inteligente de se refrescar e de reduzir os custos de utilização do ar condicionado, mas o risco é incrivelmente elevado.
Os especialistas revelam que quando a humidade interfere com os sistemas eléctricos da ventoinha, esta pode sobreaquecer. Se o fluxo de ar for bloqueado por toalhas ou garrafas, o motor pode ficar demasiado quente e provocar um incêndio. Esta situação pode agravar-se rapidamente, causando danos graves na sua casa.
Se a ideia de um incêndio doméstico não for suficientemente assustadora, existem outros perigos. Se o utilizador, uma criança ou um animal de estimação tocar na ventoinha molhada. As ventoinhas não foram concebidas para lidar com a humidade. Assim existe um perigo real de a água entrar nas partes eléctricas, provocando um curto-circuito.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!