Caso não saiba, os automóveis mais recentes e mais bem equipados já chegam à s estradas com variadÃssimos sistemas de forma a tornar a sua experiência de condução mais segura, seja em que situação for.
Um destes sistemas consiste na colocação de câmaras e sensores à sua frente, para perceber se está cansado, com sono, etc… Pois bem, estes sistemas vão evoluir para perceber se você também está sob o efeito de álcool. Pode revolucionar a segurança na estrada!
Conduzir com álcool no sangue vai ser quase impossÃvel nos próximos anos.
Portanto, sejam olhos vidrados, pálpebras ou maxilar descaÃdo, tudo isto podem ser sinais de que possivelmente bebeu demasiado, e como tal, conduzir não é a melhor ideia. Assim, apesar do facto de não ser uma ciência exata, basta olhar para uma pessoa que tenha bebido um (ou dois, três, etc…) copos a mais, para perceber que algo não está bem.
Sendo exatamente por isso que algumas equipas de desenvolvimento estão a trabalhar num sistema inteligente capaz de utilizar as câmaras e sensores já existentes, de forma a adicionar esta funcionalidade.
Porém, este sistema não vai apenas dar uma “olhadela” ao aspeto do condutor. Pode também utilizar imagens 3D e de infravermelhos do rosto do condutor, juntamente com vÃdeos da câmara de visão traseira que podem mostrar a sua postura, ao mesmo tempo que também tem em conta as interacções da direção, os registos de eventos e as gravações de ecrã do comportamento de condução.
Assim, se porventura o sistema der positivo, o carro não liga. Se estiver tudo bem, basta seguir viagem.
Evita multas?
Como é óbvio, este sistema não vai seguir as indicações do código da estrada. Porque não é capaz de aferir a quantidade de álcool que tem no sangue.Â
Ou seja, pode estar acima do “limite legal”, mas ainda assim estar em condições de condução. (Não o vai livrar da multa! Porém, vai tornar a sua vida muito mais segura. A sua, e a de todos os condutores à sua volta).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!