Esta é uma pergunta que quem tem um veículo elétrico ou vai comprar faz com muita frequência. Afinal de contas este pode ser um hábito bom ou mau. Mas onde será que se enquadra? Assim vamos dizer-lhe se deve carregar o seu veículo elétrico todas as noites.
Deve carregar o seu veículo elétrico todas as noites?
A resposta curta é sim, há várias razões para considerar o carregamento noturno.
A primeira razão pela qual deve planear o carregamento noturno é para limitar a profundidade da descarga. A profundidade de descarga é a quantidade de carga da bateria que se utiliza antes de a recarregar.
No “mundo ideal” de uma bateria, manteria a profundidade de descarga muito pequena e centrada em cerca de 50% do estado de carga. Por exemplo, carregaria até 51% e só desceria até 49% antes de recarregar. No entanto, esta não é uma forma prática de utilizar o seu veículo elétrico e provavelmente não fará uma grande diferença no ciclo de vida da sua bateria. Em vez disso, a Recurrent recomenda manter o estado de carga da bateria entre 80% e 30% para utilização diária, partindo do princípio de que necessita de 50% da autonomia da bateria para as tarefas diárias. Se quiser ser muito conservador, ou se não precisar de tanta autonomia todos os dias, pode limitar ainda mais a 70% e 40% – ou o que for melhor para si.
Outra razão pela qual deve carregar durante a noite é porque as tarifas de eletricidade são geralmente mais baratas nas primeiras horas da manhã, quando a procura é menor. Além disso, muitos serviços públicos oferecem tarifas especiais para os condutores de veículos eléctricos recarregarem.
Mas existem outras vantagens
O carregamento noturno significa provavelmente carregar em casa utilizando um carregador de nível 2. Esta é a velocidade mais “amiga da bateria” para carregar o seu carro, em vez de depender do carregamento rápido público (que também é mais caro)
Se estiver frio ou calor no local onde se encontra, a sua bateria pode utilizar a energia da rede para manter a temperatura ideal da bateria quando está ligada à corrente. Muitos veículos eléctricos têm limites diferentes para o condicionamento da bateria quando estão ligados ou desligados.
Do mesmo modo, se carregar durante a noite, pode utilizar a energia da rede para pré-condicionar o seu habitáculo antes de entrar no carro de manhã. É uma óptima forma de o manter quentinho – ou fresco como um pepino – sem esgotar a autonomia.
Uma ressalva: se não conduzir o carro todos os dias, pode não precisar de o ligar à corrente todas as noites. Isto depende muito da quantidade de eletricidade que os serviços auxiliares do seu automóvel utilizam. Carros como os Teslas que funcionam em modo Sentry, por exemplo, podem continuar a consumir bastante energia mesmo que não estejam a ser conduzidos. Por outro lado, os automóveis como os Nissan LEAF não têm uma forma fácil de definir um limite de carregamento. Assim é complicado parar o carregamento a 80%.
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