O seu carro elétrico vai perder bateria acima desta temperatura!

Nenhum automóvel escapa ileso a condições climatéricas mais extremas. Com as temperaturas a aquecer, sobretudo esta semana, os proprietários de veículos eléctricos confrontam-se com um facto desagradável. O tempo quente afeta o desempenho. Como tal é necessário planear antecipadamente a possível redução da autonomia durante esta altura. Assim vamos dizer-lhe qual a temperatura necessária para o seu carro elétrico começar a perder bateria!

O seu carro elétrico vai perder bateria acima desta temperatura!

De acordo com um estudo recente, uma temperatura de 35 graus centígrados pode fazer com que a autonomia de um veículo elétrico médio diminua 17%. Isto com o ar condicionado ligado e em comparação com a autonomia caso estivessem 23 graus no exterior. Entretanto um estudo efetuado pela Recurrent apresenta um quadro ainda mais sombrio. Assim conclui que os veículos eléctricos podem sofrer uma redução de 20% a 30% na autonomia quando as temperaturas ultrapassam os 35 graus. Se viver numa zona do país onde as temperaturas são mais amenas no verão o calor terá muito pouco impacto na autonomia do seu VE.

Mesmo os melhores veículos eléctricos das principais marcas podem ter problemas quando o mercúrio sobe e, como condutor de um veículo elétrico, a última coisa que quer é ficar sem carga porque não estava preparado para o facto de o tempo quente poder afetar a autonomia do seu veículo elétrico. Estar preparado antes de se fazer à estrada este verão é a melhor forma de garantir que o seu veículo elétrico o leva onde precisa de ir sem qualquer problema.

Como o calor extremo afeta o desempenho do VE

A boa notícia para os condutores de veículos eléctricos é que estes perdem menos autonomia no verão do que no inverno. Talvez esteja familiarizado com as histórias de baterias Tesla que não carregam a temperaturas negativas. No verão, não terá de se preocupar com problemas semelhantes. Ainda assim, as temperaturas elevadas podem ter um impacto negativo na saúde da bateria do seu automóvel e no tempo que demora a carregar. Isto porque, à medida que as temperaturas sobem, as reações químicas que alimentam a bateria do seu automóvel aceleram, fazendo com que a bateria trabalhe mais, o que pode reduzir a sua eficiência. Quando isto acontece, a bateria não consegue reter tanta carga, o que reduz a autonomia do seu veículo elétrico.

bateria, recarregar

Ao mesmo tempo, o sistema de gestão térmica da bateria terá de trabalhar mais para dissipar o calor gerado durante o carregamento da bateria. Como já deve ter adivinhado, este trabalho extra leva a um carregamento menos eficiente. As temperaturas elevadas também podem causar um fenómeno conhecido como estrangulamento térmico. Aí o sistema de monitorização da temperatura incorporado no automóvel abranda automaticamente o carregamento quando a bateria fica demasiado quente, para evitar o sobreaquecimento.

Estratégias para atenuar o impacto do calor na autonomia dos veículos eléctricos

Embora o tempo quente possa reduzir a autonomia do seu veículo elétrico, há várias coisas que pode fazer para conservar a energia da sua bateria. Uma estratégia simples, mas eficaz, é estacionar em áreas de sombra ou garagens, para minimizar a exposição da bateria a temperaturas elevadas e evitar que absorva calor em excesso. O pré-condicionamento é outra forma de atenuar os efeitos do calor extremo. Se possui um veículo elétrico moderno, é muito provável que tenha esta funcionalidade, que lhe permite baixar remotamente a temperatura do interior do seu veículo e da bateria antes de começar a conduzir.

Para tirar o máximo partido do pré-condicionamento do seu automóvel, deve fazê-lo enquanto este ainda está ligado à corrente. Desta forma, reduzirá a energia inicial retirada da bateria, o que pode ajudar a manter a carga durante mais tempo e aumentar a sua eficiência. Também deve ter em atenção a forma como carrega a bateria do seu veículo elétrico em condições de calor extremo, evitando o carregamento rápido e o carregamento até à capacidade máxima. Uma boa regra geral é estabelecer um limite de carregamento de 80% em condições de calor extremo para ajudar a manter a bateria saudável. Sempre que possível, carregue a bateria durante as horas mais frescas do dia ou à noite para reduzir o impacto das altas temperaturas na bateria.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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