O ano de 2024 não tem sido nada fácil para vários modelos de inúmeras fabricantes automóveis, que claro está, sejam icónicos ou não, estão a chegar ao fim da linha. Nem a Jaguar fica de fora!
Ao que tudo indica, a Jaguar vai mesmo remover todos os seus modelos ainda presentes no mercado, à exceção de um!
Ora bem, com o fim da linha próximo para muitos carros da empresa, temos também o fim do I-Pace e do E-Pace. A razão? Segundo o chefe da JLR, Adrian Mardell:
“São todos produtos próximos de lucratividade zero.”
Procura continua a mandar nas decisões das empresas!
Em poucas palavras, a decisão da empresa surge devido à fraca procura por estas unidades em questão. Afinal, no ano passado, só no Reino Unido, o Jaguar F-Pace superou em mais do dobro a venda dos I-Pace e E-Pace combinados. Em 2024 a tendência parece continuar, como uma maior separação entre os modelos.
Porém, esta decisão não acontece apenas e só pela falta de lucratividade, visto que Mardell afirma que a partir de agora a Jaguar tem mais espaço para novas ofertas de luxo.
Assim, ao que tudo indica, a nova geração para a Jaguar começa já em 2025 com a apresentação do seu novo GT elétrico. Uma oferta 100% elétrica de quatro lugares que promete chegar às estradas com mais de 600 cv de potência.
Entretanto, rumores indicam que logo a seguir a esta oferta, a empresa garante um novo SUV de luxo para 2026, e logo a seguir também um novo sedã de luxo. Um fato curioso é que as novas ofertas vão estar todas baseadas na nova plataforma JEA, que claro, não está nos carros atuais.
Em suma, a Jaguar decidiu manter o único veículo que continua a trazer dinheiro, isto enquanto se reinventa para apostar mais e melhor num futuro sustentável e luxuoso. Será que está é a decisão mais acertada? Provavelmente sim, visto não ser a primeira fabricante a fazer esta aposta, mas a verdade é que só o futuro dirá.
Ademais, o que pensa sobre a Jaguar? Qual a sua opinião sobre o fim de inúmeros carros no mercado para apostar em novos elétricos?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!