Juntamente com as máquinas de lavar roupa, as máquinas de secar tornaram a lavagem da roupa um processo muito mais fácil e rápido do que era anteriormente. No entanto, por muito útil que este eletrodoméstico possa ser, não é a solução para a roupa exposta a determinados produtos químicos. Assim se a sua roupa esteve exposta ao que vamos referir a seguir não a coloque na secadora.
Se a sua roupa esteve exposta a isto não a coloque na secadora!
As peças de vestuário que tenham sido mergulhadas em substâncias inflamáveis, como gasolina e óleo de motor, ou contaminadas por pesticidas, não devem ser colocadas na máquina de secar, mesmo depois de terem sido lavadas.
Antes de pensar em secar roupa que tenha sido exposta a pesticidas, gordura ou gasolina, é preciso primeiro lavá-la. Infelizmente, as peças de vestuário ou os panos cobertos de gasolina ou outras substâncias inflamáveis nunca devem ser lavados na máquina de lavar roupa. Em vez disso, deixe-as secar ao ar livre primeiro. Assim que a humidade for removida, trate a nódoa com um detergente líquido ou adicione água ao detergente em pó e utilize a pasta resultante. Nesta altura, deve poder colocar com segurança estes artigos na máquina de lavar.
Também não deve colocar a roupa encharcada de pesticidas diretamente na máquina de lavar. Se as suas roupas estiverem completamente encharcadas com um pesticida forte, é melhor deitá-las fora. Mesmo que a exposição não seja assim tão grave, deve lavá-las separadamente das outras peças e com a água mais quente possível. Depois de as peças de vestuário estarem devidamente lavadas, é necessário decidir qual a forma mais segura de as secar.
Perigos da gasolina, óleos e pesticidas na máquina de secar
Pode parecer que se algo passou pela máquina de lavar roupa, então está limpo e deve ser seguro colocá-lo na secadora mas isso não é necessariamente o caso. As máquinas de secar são bastante quentes e o ponto de inflamação dos líquidos inflamáveis, como a gasolina e o diluente, é inferior a 37 graus sendo apenas ligeiramente superior para os líquidos combustíveis, como o óleo e os lubrificantes. Qualquer uma destas substâncias pode facilmente provocar um incêndio na sua máquina de secar roupa se permanecer na sua roupa.
O risco dos pesticidas é ligeiramente diferente. Embora nem todos os pesticidas sejam inflamáveis, alguns são-no. Além disso, podem facilmente contaminar o interior da máquina de secar, fazendo com que outras peças de roupa numa carga posterior de roupa fiquem expostas.
Como secar roupa exposta a pesticidas, combustíveis e óleos
Se a sua roupa não puder ser seca em segurança numa máquina de secar roupa, a melhor opção é secá-la ao ar livre. No caso de exposição a pesticidas, a luz do sol pode até ajudar a decompor os produtos químicos deixados na sua roupa. Se não tiver um estendal, as alternativas de secagem ao ar livre, como um estendal dobrável, podem funcionar bem. Também têm a vantagem de serem portáteis, pelo que pode utilizá-los no interior ou no exterior, consoante o tempo, o que resolve muitos problemas de secagem com estendal.
Dê à sua roupa muito espaço para secar. Tentar sobrecarregar um estendal colocando as peças umas em cima das outras só fará com que sequem mais lentamente, uma vez que as roupas precisam de um bom fluxo de ar para libertar a humidade. Idealmente, as roupas expostas a pesticidas devem ser secas ao ar livre durante pelo menos 24 horas. Se as suas roupas ainda tiverem um odor ou não parecerem totalmente limpas depois de secas, pode sempre lavá-las novamente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!