Atenção: o calor vai apertar e não pode deixar isto no seu carro!

Nos próximos dias o calor vai apertar e por isso mesmo tem de atenção às coisas que normalmente costuma deixar no carro. Estando um tempo fresco, normalmente não há qualquer problema. Mas com elevadas temperaturas lá fora (e muito mais dentro do seu automóvel) as coisas podem não correr bem!

Atenção: o calor vai apertar e não pode deixar isto no seu carro!

Os condutores estão a ser avisados para retirarem três objetos dos seus carros antes que o calor cause danos. Isto porque as altas temperaturas do verão podem ter um efeito devastador na sua segurança ao volante. Tudo por razões que quase de certeza nunca esperou.

A primeira coisa a retirar

A primeira é a água engarrafada. É fácil deixar acidentalmente água engarrafada no carro depois de um longo dia. Mas à medida que as temperaturas sobem, os químicos da garrafa de plástico podem infiltrar-se na água, tornando-a menos segura para beber. Em alguns casos extremos, podem ampliar a luz solar e provocar um incêndio no interior do automóvel. A melhor forma de atuar é retirar a garrafa do carro para manter o carro seguro e a água com um sabor normal.

A segunda

O segundo são os medicamentos. Pode não se aperceber, mas a maior parte dos medicamentos de venda livre, como o paracetamol e outros analgésicos, têm uma temperatura máxima a que se mantêm seguros.

Se deixar um pacote de analgésicos num carro quente, podem deixar de funcionar bem ou tornar-se completamente ineficazes.

De facto, a maioria dos analgésicos e medicamentos comerciais só estão classificados até 25ºC, o que significa que pode acabar por se sentir pior.

A terceira

O protetor solar, é outro problema quando deixado num carro quente. Pode rebentar dentro do frasco e até explodir devido à pressão do calor. É aconselhável tratá-lo como um protetor solar fora de prazo e substituí-lo.

O que deve manter no seu carro durante uma vaga de calor?

Certifique-se de que tem gasolina (ou gasóleo) suficiente, pois o combustível esgota-se mais rapidamente numa vaga de calor. Também precisa de garantir que o carro tem água e óleo suficientes, ambos vitais nos dias quentes, e que o gás do ar condicionado está atestado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também