As baterias dos automóveis necessitam de ser substituídas de poucos em poucos anos após o desgaste normal. No entanto, as baterias novas perdem por vezes a carga muito mais cedo e por várias razões. Desde um alternador ou sistema elétrico defeituoso a luzes deixadas acesas. Felizmente, é possível recarregar facilmente uma bateria de automóvel descarregada. Mas e quando a bateria do carro morreu? É possível recarregar ou é melhor trocar?
Bateria do carro morreu: é possível recarregar ou deve trocar?
Quando a bateria de 12 volts do seu automóvel morre ou fica descarregada, a culpa é normalmente de um processo químico chamado “sulfatação”. Todas as baterias de chumbo-ácido e de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA ou baterias seladas sem manutenção) produzem sulfato de chumbo. O sulfato de chumbo reverte para dióxido de chumbo, ácido sulfúrico ou chumbo quando a bateria é recarregada através do alternador do veículo ou de uma fonte de energia externa.
No entanto, uma recarga insuficiente pode transformar o sulfato de chumbo em cristais de sulfato que se agarram às placas no interior da bateria. Quando isto acontece, a capacidade da bateria deteriora-se, acabando por destruí-la e tornando-a obsoleta se não se controlar. Os depósitos de sulfato nas placas conduzem a uma expansão desnecessária. É por isso que alguns invólucros de bateria incham, muitas vezes com as placas a racharem no processo.
Uma bateria de automóvel sulfatada nem sempre é óbvia. Os sintomas podem incluir tempos de carregamento mais longos, uma menor capacidade de recarga e uma fraca eficiência da bateria. Tudo isto pode levar a um arranque difícil ou a um estado de não arranque. A boa notícia é que uma bateria de automóvel descarregada ou sulfatada pode-se recarregar ou recondicionar utilizando um carregador de bateria de 12V multi-nível.
Os sinais de que vale a pena tentar salvar
Há sinais que indicam se vale a pena salvar uma bateria de automóvel descarregada. O primeiro é o estado físico da caixa da bateria. Se existirem fissuras, protuberâncias, fugas de fluido ou irregularidades no invólucro de plástico, a melhor resposta é eliminar a bateria antiga de forma responsável e adquirir uma nova.
A próxima coisa a fazer antes de tentar recarregar uma bateria descarregada é verificar a tensão com um voltímetro. Uma bateria normal de 12 volts tem seis células que produzem, cada uma, cerca de 2,1 volts ou 12,6 volts coletivamente. Se a tensão descer abaixo dos 10 volts, é melhor substituir a bateria do que tentar recarregá-la. Mas se a tensão estiver entre 10 e 12,6 volts, pode valer a pena reativar a bateria.
Lembre-se de que também vale a pena considerar a idade da bateria. A maioria das baterias de 12 volts para automóveis dura, em média, três a quatro anos. No entanto, viagens curtas frequentes, armazenamento prolongado e exposição consistente a condições climatéricas extremamente quentes ou frias podem encurtar a sua vida útil. Além disso, o desempenho em todas as condições climatéricas de uma bateria de automóvel recondicionada pode ser inferior ao de uma bateria nova, pelo que deve ter isto em conta antes de prosseguir.