Cuidado se receber uma chamada das Clínicas CUF a contratar!

O desemprego aumentou face ao final do ano passado e como tal não é de estranhar que todas as oportunidades sejam bem-vindas. No entanto, nos tempos que correm, é necessário sempre algum cuidado. É que caso contrário em vez de trazer dinheiro para casa pode acabar por perder muito dinheiro. É exatamente o que se passa com este novo esquema em que pode receber uma suposta chamada das Clínicas CUF a contratar. A grande questão é que isto pode acabar por lhe custar muito dinheiro.

Cuidado se receber uma chamada das Clínicas CUF a contratar!

A chamada chega de um número móvel que à partida irá desconhecer. Quando atende ouve uma gravação de voz a indicar que as clínicas CUF estão a contratar. Nessa altura dizem-lhe que é um trabalho que poderá render entre os 500 e os 700 Euros por dia, algo que é logo para desconfiar. Outro grande alerta é que para se poder candidatar à entrevista de emprego tem de falar com o número que lhe ligou por WhatsApp. Isto é algo que a CUF nunca faria e na realidade nenhuma empresa de grande dimensão que esteja a contratar.

WhatsApp novidade nos canais, adicionados a grupos do WhatsApp, whatsapp foto de perfil, WhatsApp deixou de funcionar, WhatsApp chats de terceiros, whatsapp afixar mensagens, WhatsApp vídeos estado, WhatsApp encriptação, WhatsApp serviços, editor de stickers no WhatsApp
Woman hand holding the smartphone with logo Whatsapp, in vector format

Depois há outro fator igualmente estranho e que apenas serve para garantir que a vítima vai subscrever mesmo o número de WhatsApp. É que por se tentar candidatar à posição recebe logo sete euros. Isto sem ter de fazer mais nada. Ou seja, todo um comportamento estranho.

A chamada é recebida em português e com uma voz bastante credível. No entanto são geradas através de inteligência artificial.

Claro que na prática as coisas não serão assim tão simples e quando adicionar a pessoa que ligou no WhatsApp vão tentar enganá-lo com os mais variados esquemas. A primeira coisa que fazem, sendo uma suposta entrevista, é deitarem a mão aos seus dados pessoais. Depois eventualmente terá de fazer algum pagamento para despesas administrativas. A partir daí tudo pode acontecer mas para que não tenha quaisquer problemas, nem sequer adicione o número em questão no WhatsApp.

Espaço privado do Android 15, não divulgarem dados, sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

As chamadas telefónicas são o grande vetor de ataque

Até aqui, as mensagens por WhatsApp ou até mesmo as SMS eram o grande vetor de ataque. Agora já não. Os criminosos perceberam que as pessoas têm mais tendência em responder às chamadas. Assim utilizam a inteligência artificial para criar as gravações de voz e recorrem a outros sistemas para efetuarem as chamadas e atrair as vítimas.

Ninguém vai recrutar do nada por WhatsApp ou Telegram

Entretanto houve outra coisa que mudou para além do envio das SMS com esquemas. É que os criminosos perceberam que muitas pessoas não têm Telegram ou desconfiam mais desta plataforma. Como tal o que fizeram foi passar para o WhatsApp que é mais conhecida e milhões de pessoas já estão habituadas a utilizá-lo diariamente.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também