Há mais cidades com a função de nova geração do Google Maps!

O Google Maps continua a ser a ferramenta de navegação perfeita para muitos utilizadores em todo o mundo, mas a aplicação evoluiu muito para além deste simples conceito.
A Google transformou o Google Maps numa plataforma de navegação e exploração tudo-em-um, tendo a empresa investido fortemente em funcionalidades inovadoras para melhorar estas capacidades. Há mais cidades a receberem a função de nova geração do Google Maps.

Há mais cidades com a função de nova geração do Google Maps!

Tudo isto reside em algo chamado Vista Imersiva mas que está agora muito melhor. Ou pelo menos, mais completa. Lançada em 2023, a Vista Imersiva é uma forma brilhante de explorar o mundo a partir do conforto do seu telemóvel. A funcionalidade combina imagens aéreas, fotografias ao nível da rua, mapas de satélite, previsões meteorológicas, etc. Ou seja, tudo o que a Google tem sobre uma localização específica para criar uma visão multidimensional de um determinado local.

A visão computacional avançada e a IA utilizam todos estes dados para criar uma simulação realista do mundo. Isto para que possa explorar um local como se estivesse lá. Também é possível simular as condições de trânsito, os níveis de ocupação e até o tempo com base na previsão.

Desta vez são cinco grandes cidades do Canadá a receberem esta novidade. Montreal, Calgary, Toronto, Ottawa e Edmonton.

Não é necessário ter a versão mais recente do Google Maps, mas é necessária uma versão recente para aceder à Vista Imersiva. No entanto, o conteúdo está disponível no servidor, pelo que deverá ser possível carregar a funcionalidade mesmo que o Google Maps não esteja atualizado.

Entretanto, enquanto a Vista Imersiva foi lançada nestas cinco cidades canadianas, a funcionalidade continua indisponível para a maior parte do mundo. A Google precisa de mais tempo para a lançar em todo o lado e, provavelmente, demorará anos até atingir a fase de disponibilidade alargada.

Entretanto a Google também lançou uma versão da Vista Imersiva destinada especificamente aos condutores. Esta funcionalidade é uma ferramenta melhorada de pré-visualização de percursos que permite aos condutores explorar um percurso gerado pelo Google Maps utilizando a vista multidimensional antes de começarem a conduzir.

A funcionalidade utiliza os mesmos dados que a Vista Imersiva padrão, permitindo aos utilizadores visualizar detalhes como árvores, edifícios e passadeiras e simular o tráfego com base em padrões históricos e dados do Google Maps.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também