Como deve imaginar, apesar da importância da Microsoft a uma escala global, a verdade é que as consolas Xbox nunca tiveram o mesmo nível de sucesso na Europa, como tiveram e continuam a ter no mercado Norte-Americano.
Aliás, podemos meter a Europa no mesmo saco da Ásia e também da África. São mercados relativamente mais fracos para a Microsoft, que claro, é sediada nos Estados Unidos. Por isso, na sequência do anúncio relativo às alterações ao serviço de subscrição Xbox Game Pass, a Microsoft decidiu também mudar a forma como vende, ou neste caso… Não vende… Consolas Xbox nas regiões EMEA.
Microsoft vai “desistir” da Xbox na Europa!?
Portanto, as mudanças ao Xbox Game Pass também parece trazer uma nova estratégia na parte das consolas. Ou seja, a Microsoft está a reduzir fortemente o marketing das suas consolas nas regiões EMEA (Europa, Médio Oriente e África), optando por “concentrar-se apenas no Game Pass, nos jogos na nuvem, no PC e nos comandos Xbox”.
Porquê?
Bem, as consolas Xbox venderam muitas menos unidades do que a empresa esperava, e apesar do sucesso do Xbox Game Pass, a realidade é que o serviço também está a passar por um periódo de estagnação.
Mas, com muitos mais jogos e serviços a chegar ao Game Pass, parece que esta é a altura indicada para mudar o foco, e apostar em algo diferente. Especialmente agora, que Call of Duty deverá chegar em força ao serviço de subscrição da Microsoft.
Entretanto, embora seja improvável que a Microsoft e a Xbox vão a algum lado em breve, esta última estratégia da empresa não oferece muita confiança.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? É uma desistência? Uma admissão de derrota? Ou apenas um “encolher” para voltar mais tarde, com muita mais força? Afinal de contas, quem manda no lado Xbox da Microsoft já confirmou que vamos ter mais consolas num futuro muito próximo. Partilha connosco a tua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!